Pular para o conteúdo principal

1ª Conferência Social Livre da UFRN

Hoje, as 19h no auditório do NEPSA (setor V)
A 1ª Conferência Nacional sobre Controle e Transparência Social (1ª Consocial), realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". Seu objetivo principal é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Para alcançar esse objetivo, a sociedade será incentivada a elaborar diretrizes e propostas sobre quatro eixos temáticos:

• Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
• Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
• A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
• Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. 

As propostas/diretrizes subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

A 1ª Consocial é constituída por duas grandes etapas, a preparatória e a final. A etapa final será realizada de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília. Reunirá cerca de 1.200 delegados eleitos nas etapas preparatórias para discutir e priorizar as diretrizes e propostas sobre os quatro eixos temáticos.

A etapa preparatória acontece de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil. Neste período serão realizadas conferências municipais e estaduais sobre o tema, que indicarão propostas/diretrizes e elegerão delegados que participarão da etapa final em Brasília. A sociedade também poderá elaborar diretrizes e propostas sobre os quatro eixos temáticos por
meio de: programas e atividades especiais (concursos culturais, debates acadêmicos, seminários etc.), conferências livres e conferência virtual.

A Conferência Virtual é um debate orientado em ambiente virtual na Internet (por meio de fóruns, sala de bate papo, etc.) sobre os quatro eixos temáticos da 1 a Consocial. Qualquer pessoa interessada pode participar dessa conversa virtual, de 19/3/2012 a 8/4/2012, por meio do E-democracia, disponível em http://edemocracia.camara.gov.br/. A distancia, mas de formacoletiva, cooperada e consensual, os participantes discutem suas ideias, as organizam e em diretrizes e propostas, e, na sequência priorizam as mais relevantes.
As 20 propostas/diretrizes mais pontuadas em casa eixo temático, ou seja, 80 propostas/diretrizes, serão incorporadas ao caderno de propostas que será debatido durante a etapa nacional da 1ª Consocial. A Conferência Virtual não elege delegados.

Como resultado desse processo, espera-se a formação de uma rede entre os participantes para o acompanhamento dos resultados da 1 a Consocial, realizando na prática o controle social. 

A gestão da Conferência Virtual está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a projeto E-democracia, da Câmara dos Deputados e com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Mais informações: Portal da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, disponível em http://www.consocial.cgu.gov.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE