quinta-feira, 29 de março de 2012

UFRN firma convênio de colaboração com Universidade de Cuba

A pesquisadora Cristiane Elizabeth Costa de Macedo, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve projeto de estudo sobre produção de alimentos e de biocombustíveis aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério de Educação Superior de Cuba (MES-Cuba).

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), com vínculo ao Programa de Pós-Graduação das duas instituições.

A ideia é promover estudos sobre a produção de alimentos e de biocombustíveis a partir de plantas submetidas a estresse salino e hídrico, além de desenvolver atividades de colaboração entre as instituições de Cuba (Universidade de Havana - UH) e do Brasil (UFRN). Dentre as atividades de cooperação está incluso o intercâmbio de pesquisadores e doutorandos dos dois países.

As atividades do projeto começam a partir de junho deste ano e como primeira atividade de colaboração entre os dois países, a UFRN receberá a visita do pesquisador Eduardo Alfonso Ortega Delgado e uma doutoranda da Universidade de Havana (Cuba).

Já a segunda atividade será a ida para Cuba da professora Cristiane Macedo (UFRN) e do doutorando Yuri Melo, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa vinculadas ao projeto.

Além disso, o convênio firmado entre a UFRN e a Universidade de Havana visa estimular pesquisadores da instituição a buscarem o intercâmbio entre professores e pesquisadores que integram a rede de colaboração.

FONTE: Portal da UFRN