Pular para o conteúdo principal

Restaurante Universitário atende cerca de três mil pessoas por dia


O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) atende em média três mil alunos e funcionários, diariamente, nos três turnos. Este órgão suplementar é um dos mais utilizados pelo público interno da universidade, atendendo também a outros setores fora do Campus Central, como o Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“O RU oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar), sendo que o café da manhã é um atendimento exclusivo para os alunos residentes do Campus”, explica Kátia Maria Bezerra da Silva, diretora do RU.

O cardápio do RU é alterado diariamente seguindo os hábitos alimentares da região. A elaboração do menu é feita atualmente por seis nutricionistas, levando sempre em consideração os valores nutricionais dos alimentos e a disponibilidade orçamentária da Unidade.

A dieta do RU foi planejada de acordo com pesquisas e recomendações, conforme disse Kátia. “Consideramos primeiramente o perfil da clientela através de um estudo amostral das suas necessidades nutricionais pelos parâmetros antropométricos de idade, peso e altura. Bem como a recomendação de 2004 da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2 mil quilocalorias distribuídas ao dia”, destacou.

Reforma em 2011

No ano passado, o RU reabriu no primeiro semestre após um período de reformas em suas estruturas. Os setores administrativos e operacionais foram ampliados bem como as áreas de recepção de mercadorias, áreas de pré-preparo, banheiros do refeitório e depósitos de gás. Novas construções foram erguidas como salas administrativas, subestação de energia elétrica, vestuários dos funcionários e cozinha experimental.

O quadro de funcionários possui, além das nutricionistas, mais 10 profissionais efetivos, 51 terceirizados e 19 bolsistas. Sendo 61 funcionários trabalhando no RU.

O Restaurante Universitário foi inaugurado em dezembro de 1963 e está aberto apenas para o público interno. Durante os finais de semanas o estabelecimento abre preferencialmente aos alunos residentes com almoço e jantar nos sábados e almoço nos domingos.

FONTE: Portal da UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…