Pular para o conteúdo principal

Pronzato lança em Aracaju documentário sobre ação no Pinheirinho

Depois de São José dos Campos, São Paulo e Salvador, é a vez de Aracaju lançar o documentário “Pinheirinho – tiraram minha casa, tiraram minha vida”. A exibição acontece nesta sexta-feira (23), em Aracaju, a partir das 18h30, na sede do Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO).

Por Paulo Victor*


Do cineasta independente Carlos Pronzato, o documentário narra os percursos das 1800 famílias que viviam no bairro popular do Pinheirinho organizado a partir de uma ocupação, em São José dos Campos, e foram expulsas em 22 de janeiro deste ano pelas forças policiais do Governo do Estado de São Paulo.

A partir de depoimentos de moradores da ocupação, lideranças comunitárias e militantes sociais, o documentário revela como o Estado brasileiro negligencia direitos da população pobre e atua na defesa dos interesses de uma minoria rica.

Após a exibição do documentário será realizado um debate com a presença do diretor Carlos Pronzato; um representante do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos de Sergipe (MOTU); e Zeca Oliveira.

Durante o lançamento será feita uma reflexão sobre o direito à moradia no Brasil, a criminalização dos movimentos sociais e como a luta pela moradia se dá em Aracaju.

*Paulo Vctor é jornalista.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE