Pular para o conteúdo principal

A Copa não pode ser um gol contra e caro

por MARCOS DIONÍSIO, em Fala Rio Grande

Depois da denúncia formulada pelo Comitê Popular Natal Copa 2014, através de matérias junto ao canal de Esportes ESPN, o Secretário da SECOPA, a princípio calmo e depois perdendo as estribeiras, vociferou que as obras da Roberto Freire não atingiriam o Parque das Dunas, reserva conquistada pela população de Natal nos marcos da construção da via Costeira.

Posteriormente, em entrevista de tamanho bíblico no POTI de domingo passado, o mesmo Secretário , afirmou , depois de agradecer a imprensa local por não ter repercutido a série da ESPN, de que as obras da Roberto Freire atingiriam “apenas as áreas já degradadas”. O Jornalista, com certeza não viu a matéria da ESPN , pois seguiu em frente como se Demétrio sempre tivesse dito aquilo. O que não era verdade.



A matéria da Tribuna do Norte deste sábado, deixa nítido de que as Obras da Roberto Freite irão sim atingir o Parque, portanto, o Comitê Popular estava corretíssimo ao denunciar o intento do Governo com suas faraônicas obras que servirão apenas para “apressar ” o travamento da BR , do anel do Campus e das marginais à BR, em todos os sentidos.
240 Milhões é o que se fala do seu valor. Por uma merreca a mais, o humanista Governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, estará dotando João Pessoa de um Veículo Leve sobre Trilhos, interligado a corredores de ônibus. Algo bem mais justo com a população, ecologicamente correto e realmente impactante para mitigar os problemas de mobilidade de qualquer cidade.
A mediocridade ao se querer preparar Natal para Copa tem sido tamanha que não se ousou nem especular por um Metrô, VLT. Melhorar um tiquinho a mobilidade de carros particulares é o que importa, mesmo comprometendo e endividando estado e município por várias gerações.

Como tudo ainda está porvir, um pouco de humildade e de amor a Natal e ao RN ainda pode salvar a região metropolitana da oportunidade perdida. Pq não estender o trem da Ribeira aos outros municípios da Grande Natal ? pq não pensar o futuro do novo centro de Natal que fica alí pela Lima e Silva , Mor Gouveia, Amintas Barros, Jerônimo Câmara e arredores ousando em trilhos, ciclovias , túneis e outras mugangas de pequena extensão. Além de pensar com inteligência e sem preconceito ou dogmatismo. Avenidas podem ter sinais, sim. Há outros mecanismos de se mitigar gargalos de mobilidade. O que não se pode é abandonar-se a cidade ao Deus dará e vir empurrando de goela abaixo qualquer apressada e inconsistente intervenção ao custo da violação do Direito Humano à moradia e ao trabalho.

Nossos gestores com essas maldades não sabem o quanto estão agredindo a saúde mental de ruas e famílias inteiras que estão sem dormir, mendigando mínimas informações que deveriam está disponíveis na Internet. Parte dessas pessoas estão se turbinando em remédios controlados para aguentar essa tortura psicológica continuada e outra parte está recorrendo ao remédio “descontrolado” engarrafado.

O silêncio provocado pelas matérias da ESPN e saudado pelo Secretário da SECOPA, é proporcional ao seu efeito pedagógico. A população acordou de uma embriaguês nazista e passou a ter curiosidade crítica para conhecer os projetos escondidos sem nenhuma transparência, passou a ser solidário ao destino do Seu Cícero, de Eloisa Varela e demais moradores da Rua Compositor José Luiz e adjacências, nas Quintas, paulatinamente está cobrando transparência, sustentabilidade das intervenções, zelo com a coisa pública e da mesma forma como já se antecipou parcialmente a Lei da Ficha Limpa nas eleições para a Câmara em 2008, quer uma Copa do Mundo sem violação de Direitos Humanos, uma COPA FICHA LIMPA, onde não cabem Ricardo Teixeira, Valcker, Blatter, Zé das Medalhas , sim, e esses medíocres em quem vcs estão pensando neste exato momento. Muito embora na hora da festa , boa parte desses, ainda estarão nas fotos. Dependendo do Comitê Popular, da APAC e dos corações e mentes que amam Natal e o RN, estarão contrariados, porque nós vamos virar esse JOGO E EVITAR ESTAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS ANUNCIADAS.

Marcos Dionísio Medeiros Caldas – Advogado, Militante de Direitos Humanos e do Comitê Popular COPA 2014 – Natal/RN

FONTE: RNBlogProg

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE