terça-feira, 27 de março de 2012

A Copa não pode ser um gol contra e caro

por MARCOS DIONÍSIO, em Fala Rio Grande

Depois da denúncia formulada pelo Comitê Popular Natal Copa 2014, através de matérias junto ao canal de Esportes ESPN, o Secretário da SECOPA, a princípio calmo e depois perdendo as estribeiras, vociferou que as obras da Roberto Freire não atingiriam o Parque das Dunas, reserva conquistada pela população de Natal nos marcos da construção da via Costeira.

Posteriormente, em entrevista de tamanho bíblico no POTI de domingo passado, o mesmo Secretário , afirmou , depois de agradecer a imprensa local por não ter repercutido a série da ESPN, de que as obras da Roberto Freire atingiriam “apenas as áreas já degradadas”. O Jornalista, com certeza não viu a matéria da ESPN , pois seguiu em frente como se Demétrio sempre tivesse dito aquilo. O que não era verdade.



A matéria da Tribuna do Norte deste sábado, deixa nítido de que as Obras da Roberto Freite irão sim atingir o Parque, portanto, o Comitê Popular estava corretíssimo ao denunciar o intento do Governo com suas faraônicas obras que servirão apenas para “apressar ” o travamento da BR , do anel do Campus e das marginais à BR, em todos os sentidos.
240 Milhões é o que se fala do seu valor. Por uma merreca a mais, o humanista Governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, estará dotando João Pessoa de um Veículo Leve sobre Trilhos, interligado a corredores de ônibus. Algo bem mais justo com a população, ecologicamente correto e realmente impactante para mitigar os problemas de mobilidade de qualquer cidade.
A mediocridade ao se querer preparar Natal para Copa tem sido tamanha que não se ousou nem especular por um Metrô, VLT. Melhorar um tiquinho a mobilidade de carros particulares é o que importa, mesmo comprometendo e endividando estado e município por várias gerações.

Como tudo ainda está porvir, um pouco de humildade e de amor a Natal e ao RN ainda pode salvar a região metropolitana da oportunidade perdida. Pq não estender o trem da Ribeira aos outros municípios da Grande Natal ? pq não pensar o futuro do novo centro de Natal que fica alí pela Lima e Silva , Mor Gouveia, Amintas Barros, Jerônimo Câmara e arredores ousando em trilhos, ciclovias , túneis e outras mugangas de pequena extensão. Além de pensar com inteligência e sem preconceito ou dogmatismo. Avenidas podem ter sinais, sim. Há outros mecanismos de se mitigar gargalos de mobilidade. O que não se pode é abandonar-se a cidade ao Deus dará e vir empurrando de goela abaixo qualquer apressada e inconsistente intervenção ao custo da violação do Direito Humano à moradia e ao trabalho.

Nossos gestores com essas maldades não sabem o quanto estão agredindo a saúde mental de ruas e famílias inteiras que estão sem dormir, mendigando mínimas informações que deveriam está disponíveis na Internet. Parte dessas pessoas estão se turbinando em remédios controlados para aguentar essa tortura psicológica continuada e outra parte está recorrendo ao remédio “descontrolado” engarrafado.

O silêncio provocado pelas matérias da ESPN e saudado pelo Secretário da SECOPA, é proporcional ao seu efeito pedagógico. A população acordou de uma embriaguês nazista e passou a ter curiosidade crítica para conhecer os projetos escondidos sem nenhuma transparência, passou a ser solidário ao destino do Seu Cícero, de Eloisa Varela e demais moradores da Rua Compositor José Luiz e adjacências, nas Quintas, paulatinamente está cobrando transparência, sustentabilidade das intervenções, zelo com a coisa pública e da mesma forma como já se antecipou parcialmente a Lei da Ficha Limpa nas eleições para a Câmara em 2008, quer uma Copa do Mundo sem violação de Direitos Humanos, uma COPA FICHA LIMPA, onde não cabem Ricardo Teixeira, Valcker, Blatter, Zé das Medalhas , sim, e esses medíocres em quem vcs estão pensando neste exato momento. Muito embora na hora da festa , boa parte desses, ainda estarão nas fotos. Dependendo do Comitê Popular, da APAC e dos corações e mentes que amam Natal e o RN, estarão contrariados, porque nós vamos virar esse JOGO E EVITAR ESTAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS ANUNCIADAS.

Marcos Dionísio Medeiros Caldas – Advogado, Militante de Direitos Humanos e do Comitê Popular COPA 2014 – Natal/RN

FONTE: RNBlogProg