Pular para o conteúdo principal

A Copa não pode ser um gol contra e caro

por MARCOS DIONÍSIO, em Fala Rio Grande

Depois da denúncia formulada pelo Comitê Popular Natal Copa 2014, através de matérias junto ao canal de Esportes ESPN, o Secretário da SECOPA, a princípio calmo e depois perdendo as estribeiras, vociferou que as obras da Roberto Freire não atingiriam o Parque das Dunas, reserva conquistada pela população de Natal nos marcos da construção da via Costeira.

Posteriormente, em entrevista de tamanho bíblico no POTI de domingo passado, o mesmo Secretário , afirmou , depois de agradecer a imprensa local por não ter repercutido a série da ESPN, de que as obras da Roberto Freire atingiriam “apenas as áreas já degradadas”. O Jornalista, com certeza não viu a matéria da ESPN , pois seguiu em frente como se Demétrio sempre tivesse dito aquilo. O que não era verdade.



A matéria da Tribuna do Norte deste sábado, deixa nítido de que as Obras da Roberto Freite irão sim atingir o Parque, portanto, o Comitê Popular estava corretíssimo ao denunciar o intento do Governo com suas faraônicas obras que servirão apenas para “apressar ” o travamento da BR , do anel do Campus e das marginais à BR, em todos os sentidos.
240 Milhões é o que se fala do seu valor. Por uma merreca a mais, o humanista Governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, estará dotando João Pessoa de um Veículo Leve sobre Trilhos, interligado a corredores de ônibus. Algo bem mais justo com a população, ecologicamente correto e realmente impactante para mitigar os problemas de mobilidade de qualquer cidade.
A mediocridade ao se querer preparar Natal para Copa tem sido tamanha que não se ousou nem especular por um Metrô, VLT. Melhorar um tiquinho a mobilidade de carros particulares é o que importa, mesmo comprometendo e endividando estado e município por várias gerações.

Como tudo ainda está porvir, um pouco de humildade e de amor a Natal e ao RN ainda pode salvar a região metropolitana da oportunidade perdida. Pq não estender o trem da Ribeira aos outros municípios da Grande Natal ? pq não pensar o futuro do novo centro de Natal que fica alí pela Lima e Silva , Mor Gouveia, Amintas Barros, Jerônimo Câmara e arredores ousando em trilhos, ciclovias , túneis e outras mugangas de pequena extensão. Além de pensar com inteligência e sem preconceito ou dogmatismo. Avenidas podem ter sinais, sim. Há outros mecanismos de se mitigar gargalos de mobilidade. O que não se pode é abandonar-se a cidade ao Deus dará e vir empurrando de goela abaixo qualquer apressada e inconsistente intervenção ao custo da violação do Direito Humano à moradia e ao trabalho.

Nossos gestores com essas maldades não sabem o quanto estão agredindo a saúde mental de ruas e famílias inteiras que estão sem dormir, mendigando mínimas informações que deveriam está disponíveis na Internet. Parte dessas pessoas estão se turbinando em remédios controlados para aguentar essa tortura psicológica continuada e outra parte está recorrendo ao remédio “descontrolado” engarrafado.

O silêncio provocado pelas matérias da ESPN e saudado pelo Secretário da SECOPA, é proporcional ao seu efeito pedagógico. A população acordou de uma embriaguês nazista e passou a ter curiosidade crítica para conhecer os projetos escondidos sem nenhuma transparência, passou a ser solidário ao destino do Seu Cícero, de Eloisa Varela e demais moradores da Rua Compositor José Luiz e adjacências, nas Quintas, paulatinamente está cobrando transparência, sustentabilidade das intervenções, zelo com a coisa pública e da mesma forma como já se antecipou parcialmente a Lei da Ficha Limpa nas eleições para a Câmara em 2008, quer uma Copa do Mundo sem violação de Direitos Humanos, uma COPA FICHA LIMPA, onde não cabem Ricardo Teixeira, Valcker, Blatter, Zé das Medalhas , sim, e esses medíocres em quem vcs estão pensando neste exato momento. Muito embora na hora da festa , boa parte desses, ainda estarão nas fotos. Dependendo do Comitê Popular, da APAC e dos corações e mentes que amam Natal e o RN, estarão contrariados, porque nós vamos virar esse JOGO E EVITAR ESTAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS ANUNCIADAS.

Marcos Dionísio Medeiros Caldas – Advogado, Militante de Direitos Humanos e do Comitê Popular COPA 2014 – Natal/RN

FONTE: RNBlogProg

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.