domingo, 26 de fevereiro de 2012

UFRN promove I Simpósio de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte

O Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, entre os dias 28 e 29 de fevereiro, o I Simpósio do Instituto de Medicina Tropical do RN. O evento é resultado de uma parceria entre a universidade e a Secretaria do Estado do RN, e acontecerá no Ocean Palace Hotel, na Via Costeira.

De acordo com a professora Marize Freitas, do Departamento de Infectologia da UFRN, “o evento será um momento especial para conhecermos instituições, pesquisadores, parceiros e seus projetos, para assim consolidar o projeto do Instituto de Medicina Tropical (IMT-RN)”.

Entre os objetivos do evento estão desenvolver projetos de pesquisa científica em doenças infecciosas, com destaque para aquelas negligenciadas; intensificar a cooperação entre grupos de pesquisa de excelência do país e do exterior; fortalecer o sistema de informações epidemiológicas do estado através de suporte técnico e científico inovador e contribuir com o programa de educação permanente da Secretaria de Saúde do Estado do RN para capacitação dos profissionais.

O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte conta com o apoio do Governo do Estado. Aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 2011, o Instituto se propõe a ser uma unidade ativa no suporte das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de doenças endêmicas e epidêmicas no RN.

Segundo a professora Marize Freitas, o IMT “tem como missão auxiliar o controle de doenças e fornecer inovação tecnológica, com desenvolvimento de métodos moleculares e imunológicos para o diagnóstico de doenças, além de preparar o estado para desafios de doenças emergentes e reemergentes". O Instituto deverá, ainda, auxiliar no diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas e métodos de prevenção, auxiliando na resolução de problemas de saúde da população.

Fonte:Site da UFRN