domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sábado, 25 de fevereiro, recomeça o Café com Cinema com a exibição de A Canção da Estrada, de Satyajit Ray

No sábado, 25 de fevereiro, vai estrear às 18:30 no Auditório da PotyLivros do Praia Shopping, em Natal, a temporada de 2012 do projeto cultural CAFÉ COM CINEMA, idealizado e coordenado pelo pesquisador, educador e promotor cultural independente Antonino Condorelli, que é também o coordenador dos Diálogos Criativos. No primeiro encontro deste ano será exibido o longa-metragem indiano A Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955), dirigido por Satyajit Ray. Se trata do primeiro filme da Trilogia de Apu, considerada uma obra-prima do cinema mundial, cujas partes seguintes serão apresentadas nos próximos eventos do Café com Cinema.
A proposta do Café com Cinema é promover o encontro entre pessoas para partilhar emoções e reflexões a partir de obras-primas da Sétima Arte. Os encontros propiciam diálogos livres e abertos a todos sobre as mais diversas temáticas a partir de filmes de autor, exibidos antes de cada discussão, estimulando a troca de experiências, idéias, sensações e intuições. Todos os encontros têm entrada franca e dão direito a café expresso gratuito e ao sorteio de um livro, cortesias da PotyLivros que é co-promotora da iniciativa.

A partir de hoje é possível reservar o próprio lugar na sessão de sábado, 25 de fevereiro. Há 40 vagas disponíveis, o número máximo de cadeiras que cabem no Auditório da PotyLivros. Para reservar a sua, basta enviar um e-mail para cafecomcinemanatal@gmail.com colocando no assunto Reserva Sessão 25/02 e indicando seu nome no corpo da mensagem. Cada participante poderá solicitar reserva para duas pessoas no máximo, indicando os nomes de ambas no texto do e-mail. Quem solicitar reserva receberá por e-mail um código para cada pessoa indicada, que deverá transcrever e levar no dia da sessão. Para acessar o auditório bastará informar seu nome e o código recebido. Da mesma forma, para receber o café expresso de cortesia bastará informar o código para os funcionários da cafeteria da PotyLivros. As reservas serão válidas somente até as 18:30 do dia do encontro. Havendo desistências ou atrasos de parte de quem reservou, as vagas serão transferidas imediatamente para quem estiver em fila de espera sem reserva e tiver chegado na hora.

A Trilogia de Apu, esteticamente inspirada no Neorealismo Italiano e inédita no Brasil e nas Américas até há pouco tempo, representa a estréia e também o ponto mais alto da cinematografia de Satyajit Ray, considerado o maior mestre do cinema da Índia. Em A Canção da Estrada, de 1955, é narrada de forma realista a difícil vida de uma família Brahmin de Bengali, acompanhando a trajetória do pai, Haritara, sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta; da mãe, Sarbojaya, que trabalha para alimentar a família; e as aventuras dos dois filhos, a primogênita Dargu e o caçula Apu. O filme ganhou prêmios do British Academy of Film and Television Arts, do Festival de Cinema de Cannes e vários outros.

Enquanto A Canção da Estrada se concentra na infância de Apu, os filmes subseqüentes da trilogia exploram sua juventude e sua vida adulta. O segundo, O Invencível (Aparajito, 1956), será exibido no Café com Cinema no sábado, 31 de março. O terceiro, O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959), o será na sessão de sábado, 7 de abril.

Após a exibição de A Canção da Estrada, será aberta uma discussão livre a partir das sugestões de reflexão despertadas pela obra nos presentes.

Contamos com a participação de tod@s vocês para partilharmos juntos mais emocionantes momentos de livre pensar, arte e partilha.

Desde já, sejam bem-vind@s!

Mais informações e contatos: cafecomcinemanatal@gmail.com