Pular para o conteúdo principal

Sábado, 25 de fevereiro, recomeça o Café com Cinema com a exibição de A Canção da Estrada, de Satyajit Ray

No sábado, 25 de fevereiro, vai estrear às 18:30 no Auditório da PotyLivros do Praia Shopping, em Natal, a temporada de 2012 do projeto cultural CAFÉ COM CINEMA, idealizado e coordenado pelo pesquisador, educador e promotor cultural independente Antonino Condorelli, que é também o coordenador dos Diálogos Criativos. No primeiro encontro deste ano será exibido o longa-metragem indiano A Canção da Estrada (Pather Panchali, 1955), dirigido por Satyajit Ray. Se trata do primeiro filme da Trilogia de Apu, considerada uma obra-prima do cinema mundial, cujas partes seguintes serão apresentadas nos próximos eventos do Café com Cinema.
A proposta do Café com Cinema é promover o encontro entre pessoas para partilhar emoções e reflexões a partir de obras-primas da Sétima Arte. Os encontros propiciam diálogos livres e abertos a todos sobre as mais diversas temáticas a partir de filmes de autor, exibidos antes de cada discussão, estimulando a troca de experiências, idéias, sensações e intuições. Todos os encontros têm entrada franca e dão direito a café expresso gratuito e ao sorteio de um livro, cortesias da PotyLivros que é co-promotora da iniciativa.

A partir de hoje é possível reservar o próprio lugar na sessão de sábado, 25 de fevereiro. Há 40 vagas disponíveis, o número máximo de cadeiras que cabem no Auditório da PotyLivros. Para reservar a sua, basta enviar um e-mail para cafecomcinemanatal@gmail.com colocando no assunto Reserva Sessão 25/02 e indicando seu nome no corpo da mensagem. Cada participante poderá solicitar reserva para duas pessoas no máximo, indicando os nomes de ambas no texto do e-mail. Quem solicitar reserva receberá por e-mail um código para cada pessoa indicada, que deverá transcrever e levar no dia da sessão. Para acessar o auditório bastará informar seu nome e o código recebido. Da mesma forma, para receber o café expresso de cortesia bastará informar o código para os funcionários da cafeteria da PotyLivros. As reservas serão válidas somente até as 18:30 do dia do encontro. Havendo desistências ou atrasos de parte de quem reservou, as vagas serão transferidas imediatamente para quem estiver em fila de espera sem reserva e tiver chegado na hora.

A Trilogia de Apu, esteticamente inspirada no Neorealismo Italiano e inédita no Brasil e nas Américas até há pouco tempo, representa a estréia e também o ponto mais alto da cinematografia de Satyajit Ray, considerado o maior mestre do cinema da Índia. Em A Canção da Estrada, de 1955, é narrada de forma realista a difícil vida de uma família Brahmin de Bengali, acompanhando a trajetória do pai, Haritara, sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta; da mãe, Sarbojaya, que trabalha para alimentar a família; e as aventuras dos dois filhos, a primogênita Dargu e o caçula Apu. O filme ganhou prêmios do British Academy of Film and Television Arts, do Festival de Cinema de Cannes e vários outros.

Enquanto A Canção da Estrada se concentra na infância de Apu, os filmes subseqüentes da trilogia exploram sua juventude e sua vida adulta. O segundo, O Invencível (Aparajito, 1956), será exibido no Café com Cinema no sábado, 31 de março. O terceiro, O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959), o será na sessão de sábado, 7 de abril.

Após a exibição de A Canção da Estrada, será aberta uma discussão livre a partir das sugestões de reflexão despertadas pela obra nos presentes.

Contamos com a participação de tod@s vocês para partilharmos juntos mais emocionantes momentos de livre pensar, arte e partilha.

Desde já, sejam bem-vind@s!

Mais informações e contatos: cafecomcinemanatal@gmail.com
 

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE