terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Professor Tomás Lapa ministra palestra nesta quarta-feira na UFRN

“Grandes cidades constroem-se com edifícios grandes?” é o tema do seminário que será ministrado por Tomás Lapa na quarta-feira, 29, às 9h, no Auditório B do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Arquiteto formado na Université de Paris e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco, Lapa abordará os efeitos da verticalização sobre a paisagem nos grandes centros urbanos.

A base da palestra é o conteúdo do livro escrito pelo arquiteto e que tem o mesmo nome do tema do seminário. O conteúdo trata de uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, da conservação do patrimônio cultural construído e da paisagem urbana, discutindo os limites e as consequências que as infraestruturas urbanas sofreram.

Os pontos que irão conduzir a palestra são os seguintes: considerações filosóficas sobre o processo de verticalização nos centros urbanos; a Ética na abordagem da cidade e do edifício; verticalização, visibilidade e paisagem urbana; considerações filosóficas sobre o processo de verticalização dos centros urbanos; relação de verticalização, uso e ocupação do solo e a questão da mobilidade urbana; decorrência das alterações na relação entre o homem e o solo.