Pular para o conteúdo principal

DCE UFRN, SUA HISTÓRIA E PROJETOS

Conheça um pouco da atuação do movimento estudantil dentro da universidade


O diretório central dos estudantes (DCE) é uma entidade estudantil sem fins lucrativos que representa o corpo discente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Com o intuito de promover aos estudantes uma consciência social e política, o incentivo a produção artística e cultural e a defesa de um ensino público, democrático e de qualidade , eles seguem debatendo o rumo da universidade, os planos da reitoria, colocando o posicionamento dos estudantes . 

A entidade foi fundada em 25 de fevereiro de 1959 e passou a denominar-se José Silton Pinheiro em 15 de abril de 2000. O nome surgiu de uma homenagem a um estudante da universidade que foi morto durante a ditadura militar.

No último congresso de estudantes universitários que ocorreu na UFRN, em 2000, houve a reestruturação do estatuto do DCE, no qual ele deixou de ser presidencialista e passou a ser dirigido por coordenações , divididas entre geral e especificas, indo desde de assuntos institucionais até esportes e lazer. Ao todo são dezenove coordenações que atendem a demanda de 33.000 estudantes universitários, espalhados em quatro cidades. 

O DCE-UFRN também trava lutas externas apoiando mobilizações como o FORA MIKARLA , a revisão do código florestal, movimento contra homofobia , entre outros. 

CARTEIRA DE ESTUDANTE 

Além das mobilizações em prol da melhoria da universidade e da abertura de debates sobre temas relevantes para a sociedade, o DCE da UFRN também confecciona a carteira de estudante mais barata do estado, indo contra empresas que lucram abusivamente em cima deste documento. 

Para fazer a carteira, o estudante precisa ser aluno da UFRN, preenche um formulário, tirar uma foto e paga o valor de custo de R$ 3,75. Em menos de 10 minutos ele sai da sede com a carteira pronta e Habilitada para pagar 50% menos em transporte, eventos e shows .

CURSINHO DO DCE 

Inspirado em experiências de outras universidades públicas, o cursinho pré-vestibular do DCE é um projeto de extensão que teve sua primeira turma formada no segundo semestre de 1997. O projeto sistematiza ações com o intuito de tornar estudantes de baixa renda aptos a obter sucesso no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando sempre inovar e melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos pré-vestibulando. 

Com um corpo docente formado por alunos de licenciatura da própria UFRN, o cursinho dá oportunidade a estes de colocarem em prática o que aprendem na teoria. 

As aulas do cursinho são ministradas dentro do Campus e as turmas são abertas no inicio do ano e também no mês de agosto. O aluno inscrito pagará uma mensalidade bem abaixo da média , na qual pode optar por aulas diárias nos turnos manhã , tarde e noite ,com aulões esporádicos nos sábados . 

A sede do cursinho e do DCE fica no setor I do campus e funciona das 8hs às 20:30hs .


Vídeo:
Conheça um pouco mais do Movimento Estudantil na UFRN




Veja algumas fotos do DCE:










Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE