Pular para o conteúdo principal

DCE UFRN, SUA HISTÓRIA E PROJETOS

Conheça um pouco da atuação do movimento estudantil dentro da universidade


O diretório central dos estudantes (DCE) é uma entidade estudantil sem fins lucrativos que representa o corpo discente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Com o intuito de promover aos estudantes uma consciência social e política, o incentivo a produção artística e cultural e a defesa de um ensino público, democrático e de qualidade , eles seguem debatendo o rumo da universidade, os planos da reitoria, colocando o posicionamento dos estudantes . 

A entidade foi fundada em 25 de fevereiro de 1959 e passou a denominar-se José Silton Pinheiro em 15 de abril de 2000. O nome surgiu de uma homenagem a um estudante da universidade que foi morto durante a ditadura militar.

No último congresso de estudantes universitários que ocorreu na UFRN, em 2000, houve a reestruturação do estatuto do DCE, no qual ele deixou de ser presidencialista e passou a ser dirigido por coordenações , divididas entre geral e especificas, indo desde de assuntos institucionais até esportes e lazer. Ao todo são dezenove coordenações que atendem a demanda de 33.000 estudantes universitários, espalhados em quatro cidades. 

O DCE-UFRN também trava lutas externas apoiando mobilizações como o FORA MIKARLA , a revisão do código florestal, movimento contra homofobia , entre outros. 

CARTEIRA DE ESTUDANTE 

Além das mobilizações em prol da melhoria da universidade e da abertura de debates sobre temas relevantes para a sociedade, o DCE da UFRN também confecciona a carteira de estudante mais barata do estado, indo contra empresas que lucram abusivamente em cima deste documento. 

Para fazer a carteira, o estudante precisa ser aluno da UFRN, preenche um formulário, tirar uma foto e paga o valor de custo de R$ 3,75. Em menos de 10 minutos ele sai da sede com a carteira pronta e Habilitada para pagar 50% menos em transporte, eventos e shows .

CURSINHO DO DCE 

Inspirado em experiências de outras universidades públicas, o cursinho pré-vestibular do DCE é um projeto de extensão que teve sua primeira turma formada no segundo semestre de 1997. O projeto sistematiza ações com o intuito de tornar estudantes de baixa renda aptos a obter sucesso no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando sempre inovar e melhorar a qualidade de ensino oferecida aos alunos pré-vestibulando. 

Com um corpo docente formado por alunos de licenciatura da própria UFRN, o cursinho dá oportunidade a estes de colocarem em prática o que aprendem na teoria. 

As aulas do cursinho são ministradas dentro do Campus e as turmas são abertas no inicio do ano e também no mês de agosto. O aluno inscrito pagará uma mensalidade bem abaixo da média , na qual pode optar por aulas diárias nos turnos manhã , tarde e noite ,com aulões esporádicos nos sábados . 

A sede do cursinho e do DCE fica no setor I do campus e funciona das 8hs às 20:30hs .


Vídeo:
Conheça um pouco mais do Movimento Estudantil na UFRN




Veja algumas fotos do DCE:










Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…