sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Hospital Universitário recebe seis leitos psiquiátricos

Serão disponibilizados mais seis leitos do Hospital Universitário Onofre Lopes, exclusivos para atender pacientes que precisam de cuidados clínicos e psiquiátricos. A ação faz parte do projeto "Unidade de Psiquiatria em hospital clínico universitário", cujo seminário acontece nesta sexta-feira (11). 

Estarão presentes no evento, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Domício Arruda; a Secretária Municipal de Saúde Dra. Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira; a Reitora da UFRN, professora Ângela Paiva Cruz; o Diretor do HUOL, Professor Ricardo Lagreca além de médicos e coordenadores de saúde mental do município e do estado. 

A disponibilização dos leitos do HUOL é resultado de um projeto inicialmente elaborado pela psiquiatra Dra. Natália Mota, sob a orientação do professor e também psiquiatra, Dr. Arnaldo Bezerra. Atualmente o projeto coordenado pelo Dr. João Paulo Maia de Oliveira está sendo realizado em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde. 

De acordo com Natália Mota, a disponibilização dos leitos não tem o objetivo de desafogar o Hospital Colônia João Machado, mas o de atender pacientes que precisam, além da atenção psiquiátrica, tratamento de comorbidades clínicas associadas. 

“Muitas vezes os hospitais psiquiátricos não tem a estrutura necessária para atender um paciente que apresenta um quadro de comorbidade clínica e que precisa, por exemplo, de exames de imagem e suporte clínico adequado. Aqui no HUOL eles contarão com a estrutura do hospital”, relata Dr. Natália.