Pular para o conteúdo principal

Carta aberta à comunidade acadêmica do Coletivo de Mulheres da UFRN

(Como resultado da intervenção por fraldários realizada no dia 20 de outubro na CIENTEC, construímos uma carta direcionada a toda comunidade acadêmica mostrando a leitura que fazemos do contexto em que se insere essa reinvindicação).


A UFRN vem passando por uma fase de grande crescimento, sua estrutura vem sendo aprimorada e ampliada, mais cursos vêm sendo criados, o número de vagas para alunos vêm aumentando a cada semestre e o quadro de professores efetivos vem crescendo. Isso se dá no âmbito de um amplo programa de desenvolvimento econômico e social encampado pelo governo federal, no qual as universidades públicas também se inserem. Esse novo contexto vem trazendo novas possibilidades e novos desafios. Grupos sociais excluídos, que há pouco tempo não tinham acesso à universidade hoje conseguem entrar de forma mais massiva, as mulheres, historicamente inferiorizadas no mundo do trabalho e da ciência, são hoje maioria nas universidades brasileiras. Porém, os desafios para permanecer e efetivar os estudos continua, e se não considerarmos esses limites seremos coniventes com uma universidade que historicamente reproduz as desigualdades sociais.

A UFRN como espaço público, se coloca como um ponto fundamental de formulação de conhecimento, mas também como espaço de construção de novas e mais justas formas de convivência, de participação política, de trabalho, de arte, de cultura e etc.. Não existe hoje em nenhum campus da UFRN um banheiro adaptado para as mães e gestantes, que as permita amamentar e trocar seus filhos e filhas num ambiente limpo e saudável. Não há espaço para as mães, os pais e as crianças permanecerem em nenhum setor da universidade, restando à maioria apenas as cantinas, os corredores e as salas de aula. Por isso, no último dia 20 de outubro, enquanto se dava a CIENTEC, realizamos uma intervenção com o questionamento: “Onde estão os fraldários da universidade?”, com a intenção de conscientizar e mobilizar o público acadêmico para urgência dessa infra-estrutura. Também não se tem nenhuma residência estudantil que comporte estudantes com filhos e possibilite a permanência das estudantes do interior. Além disso, temos uma escola de educação infantil que reserva apenas quatro vagas para filhos de estudantes e uma creche situada no campus da saúde, com vaga para apenas trinta crianças, divididas entre filhas (os) de estudantes, servidores e comunidade externa.

A prova dessa necessidade vem sendo demonstrada em importantes relatórios. No último estudo feito nas universidades federais brasileiras constatou-se que 10% dos estudantes têm filhos. O Coletivo de Mulheres realizou um questionário em quatro setores da universidade e constatou que num total de 80 mulheres entrevistadas, 15% são mães e entre estas, 58% possuem renda mensal de até um salário mínimo. Entretanto, na UFRN nada tem sido feito para modificar esse quadro. O orçamento de assistência estudantil não garante o auxílio necessário para os pais e mães estudantes e nem oferece a estrutura física para corresponder a essas necessidades.

É pensando nisso, que nós mulheres, estudantes organizadas no Coletivo de Mulheres da UFRN, viemos manifestar nossa indignação, compartilhar nossos questionamentos e exigir uma assistência estudantil sensível e compromissada com os estudantes que têm filhas (os). Portanto, exigimos a garantia no planejamento e no orçamento da universidade, espaço para políticas de assistência para as mães e pais estudantes, possibilitando-os seu livre e pleno desenvolvimento enquanto estudantes universitários.

Coletivo de Mulheres da UFRN


"Eu quero creche, quero fraldário.
Sou estudante universitária!"

"Eu vou trocar eu vou trocar, me diga como é que eu faço.
Eu vou trocar eu vou trocar a fralda do meu bebê!"

"Cadê? Cadê? Cadê o fraldário pro meu bebê?
Cadê? Cadê? Cadê o fraldário pro meu bebê?
Cadê? Cadê? Cadê? Cadê o fraldário pro meu bebê?"

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.