Pular para o conteúdo principal

CINE AMBIENTAL EXIBE FILME DE ARQUITETO QUE CONSTROI CASAS COM LIXO

A partir do mês de Setembro o Cine Ambiental da Sala Verde UFRN passa a ter duas sessões por mês. Antes da cada sessão serão exibidos curtas-metragem e campanhas educativas, após a exibição os participantes são convidados a bater um papo sobre as questões levantadas durante o filme.


O cine ambiental é um projeto realizado pela sala verde UFRN e visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, além do fortalecimento dos processos não formais e informais de educação ambiental. Tem o papel de sensibilizador/mobilizador, ampliando o espaço do diálogo sobre a complexidade das questões ambientais da contemporaneidade, da forma mais permanente possível com a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Na primeira quinzena de Setembro será exibido o filme “Guerreiro do Lixo” que conta a história do arquiteto norte americano Mike Raynolds que desde a década de 70, constrói no Novo México “casas do futuro” feitas de materiais que normalmente vão para o lixo. As casas são baseadas em modelos auto-suficientes, conhecidos como Earthships (navios Terra Biotectura) que utilizam energia geotérmica, coletam e reciclam água da chuva, pneus cheios de terra, latas, garrafas de vidro e plástico.

Data: 09 de Setembro de 2011
Hora: 15h
Local: Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN

NEM TUDO SÃO FLORES
Mike Raynolds é considerado um grande humanista que traz consigo soluções para problemas que o mundo enfrenta hoje. Porém seu trabalho foi contestado várias vezes pelas associações de arquitetos e pelas leis que estabelecem padrões de arquitetura dos EUA e muitas das suas construções foram interditadas por não terem instalações de água quente, por exemplo, e, como consequência, também tiraram sua licença de arquiteto.

O TRABALHO CONTINUA
No início de 2005, Reynolds e sua equipe foram para a ilha de Nicobar, na tentativa de ajudar aqueles atingidos por um tsunami, a ilha acabava de ser devastada e não possuía infraestrutura. Raynolds devolve esperança à população reunindo forças e destroços deixados pela calamidade para reconstruir o local.

Hoje já existem mais de 1.000 “navios-terra” no estado do Novo México, nos EUA. Centenas de outros “navios-terra” estão sendo construídos nos EUA, na Escócia, na França, na Espanha e até na Sibéria. Em 2007, a cidade de Brigthon, na Inglaterra, concedeu licenças para a construção de 16 “navios terra”.

A Sala Verde integra o Programa de Educação Ambiental da UFRN, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura
Mais informações: Sala Verde - Diretoria de Meio Ambiente
Fone: 3215-3162 Ramal: 232
Twitter: @Sala_Verde_UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

UEE-RN vota pelo aumento da tarifa de ônibus de Natal

  Gleydson Batalha votou pelo aumento da tarifa de ônibus de Natal e é filiado ao partido do pré-candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Foto: Facebook Quem deveria lutar e votar contra o aumento nas tarifas dos ônibus de Natal, fez o caminho inverso votou pelo aumento imediato das tarifas. O representante do conselho da União Estadual dos Estudantes, Gleydson Batalha, pasmem batalhou contra à classe estudantil e votou a favor do aumento das tarifas. Tudo isso aconteceu na noite de ontem na reunião do Conselho dos Usuários de Transportes de Natal, que se reuniram para cobrarem a volta imediata dos motoristas e cobradores ao trabalho. Dos 19 conselheiros, 9 faltaram (todos representantes da sociedade civil), dos 10 atuantes na reunião, 2 votaram pelo aumento da tarifa dos ônibus, Gleydson Batalha e o Seturn (Sindicatos dos empresários de transportes de Natal).