Pular para o conteúdo principal

CINE AMBIENTAL EXIBE FILME DE ARQUITETO QUE CONSTROI CASAS COM LIXO

A partir do mês de Setembro o Cine Ambiental da Sala Verde UFRN passa a ter duas sessões por mês. Antes da cada sessão serão exibidos curtas-metragem e campanhas educativas, após a exibição os participantes são convidados a bater um papo sobre as questões levantadas durante o filme.


O cine ambiental é um projeto realizado pela sala verde UFRN e visa contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental, além do fortalecimento dos processos não formais e informais de educação ambiental. Tem o papel de sensibilizador/mobilizador, ampliando o espaço do diálogo sobre a complexidade das questões ambientais da contemporaneidade, da forma mais permanente possível com a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Na primeira quinzena de Setembro será exibido o filme “Guerreiro do Lixo” que conta a história do arquiteto norte americano Mike Raynolds que desde a década de 70, constrói no Novo México “casas do futuro” feitas de materiais que normalmente vão para o lixo. As casas são baseadas em modelos auto-suficientes, conhecidos como Earthships (navios Terra Biotectura) que utilizam energia geotérmica, coletam e reciclam água da chuva, pneus cheios de terra, latas, garrafas de vidro e plástico.

Data: 09 de Setembro de 2011
Hora: 15h
Local: Auditório do Centro de Tecnologia da UFRN

NEM TUDO SÃO FLORES
Mike Raynolds é considerado um grande humanista que traz consigo soluções para problemas que o mundo enfrenta hoje. Porém seu trabalho foi contestado várias vezes pelas associações de arquitetos e pelas leis que estabelecem padrões de arquitetura dos EUA e muitas das suas construções foram interditadas por não terem instalações de água quente, por exemplo, e, como consequência, também tiraram sua licença de arquiteto.

O TRABALHO CONTINUA
No início de 2005, Reynolds e sua equipe foram para a ilha de Nicobar, na tentativa de ajudar aqueles atingidos por um tsunami, a ilha acabava de ser devastada e não possuía infraestrutura. Raynolds devolve esperança à população reunindo forças e destroços deixados pela calamidade para reconstruir o local.

Hoje já existem mais de 1.000 “navios-terra” no estado do Novo México, nos EUA. Centenas de outros “navios-terra” estão sendo construídos nos EUA, na Escócia, na França, na Espanha e até na Sibéria. Em 2007, a cidade de Brigthon, na Inglaterra, concedeu licenças para a construção de 16 “navios terra”.

A Sala Verde integra o Programa de Educação Ambiental da UFRN, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura
Mais informações: Sala Verde - Diretoria de Meio Ambiente
Fone: 3215-3162 Ramal: 232
Twitter: @Sala_Verde_UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE