Pular para o conteúdo principal

Número de Vítimas da Ditadura Chilena pode chegar a 40mil

O número oficial de vítimas da ditadura militar chilena (1973-1990), sob o comando de Augusto Pinochet, subiu para 40.280 pessoas, entre assassinados, desaparecidos e torturados. O dado consta no novo relatório oficial da Comissão Assessora para a Qualificação de Presos, Desaparecidos, Executados Políticos e Vítimas de Prisão Política e Tortura (mais conhecida como Comissão Valech), entregue na quinta-feira ao presidente Sebastián Piñera. Ao número estimado em 2003, de 27.200 vítimas, o novo relatório acrescentou mais 9.800 casos de torturas e 30 de desaparições e execuções no período da ditadura. Para chegar ao resultado, a pesquisa se baseou em dados do Exército, polícia, prisões, imprensa, organismos de direitos humanos e comissões anteriores.

O considerável aumento na cifra poderia ter sido ainda maior, pois, segundo a diretora da comissão, María Luisa Sepúlveda, em entrevista a Cubadebate, durante os dois anos de investigação foram ouvidas 32 mil pessoas que declararam sentir-se vítimas da ditadura militar chilena.
Ela explica que o fato de a comissão ter reconhecido apenas nove mil casos não quer dizer que as outras quase 23 mil pessoas não tenham sido vitimadas. "Isso não significa que algumas delas não foram vítimas; na ocasião não se pôde estabelecer o motivo político", esclarece.

"Algumas se sentiam vítimas por haver sofrido uma invasão de domicílio violenta; ou eram filhos de pessoas que foram presas; ou participaram em manifestações públicas reprimidas que não chegaram a tribunais; ou eram recrutas que foram vítimas de maus tratos; ou simplesmente não se pôde demonstrar os fatos", detalha. 

Segundo o Grupo de Familiares de Presos e Desaparecidos, o número de vítimas é maior do que o resultado das investigações, podendo chegar a 100 mil, ou seja, mais que o dobro do reconhecido até agora. Frente a isto, organizações sociais afirmaram que comissões de investigação deveriam ser permanentes, para facilitar que mais casos de violações venham à tona.

Com o reconhecimento das violações, "autoridades chilenas baixarão decreto de reparação e as pessoas passarão a receber uma pensão mensal de 256 dólares e benefícios em saúde e educação, como já é feito com as outras vítimas", diz Maria Luisa. O valor também é criticado por ativistas de direitos humanos, que o consideram baixo.

Em 1991, um ano após o fim da ditadura militar, a Comissão de Verdade e Reconciliação foi instalada para investigar as violações aos direitos humanos cometidas contra militantes de esquerda. À época, foram contabilizadas apenas 2.200 mortes atribuídas ao Estado. Havia ainda muito medo de denunciar os abusos, segundo organizações sociais. Já em 2003 a Comissão Valech foi instalada pela primeira vez e chegou ao número de 27.200 vítimas.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.