Pular para o conteúdo principal

17º Grito dos Excluídos.

No dia 7 de setembro acontece o 17ª Grito dos excluídos. 
O tema é Pela Vida grita a TERRA... Por direitos todos nós! 
Em Natal, acontece a Marcha dos Excluídos no dia 06 de Setembro
com concentração apartir das 08:30h na praça das Flores (Mãe Luiza)

São tantos gritos que ecoam pelo mundo. A Mãe Terra "geme como em dores de parto” (Rm 8,22). As catástrofes ambientais e o aquecimento global, conseqüência do desequilíbrio causado pela mentalidade consumista e pelo modelo de produção vigente da economia atual, a miséria e a pobreza, a concentração de riquezas e exploração irresponsável dos recursos naturais, são gritos por sustentabilidade, cuidado, justiça e dignidade que ecoam mundo afora.

O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra, sofrida com tantos projetos de morte. Estes, escondidos atrás das máscaras da mídia, do desenvolvimento e do lucro, destroem a natureza, colocam em risco a vida sobre o Planeta, negam os direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar... O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.

Para nós cristãos, ficam as perguntas: Ainda temos excluídos/as? Onde eles/as estão? Eles/as reconhecem que são excluídos/as? Vimos que os/as excluídos/as continuam existindo e o Grito continua com sua razão de existir. Nossa missão é identificar as realidades de exclusão, ter consciência delas e transformá-las. Ser excluído/a é uma realidade que ninguém deseja ser, mas é real, não podemos negá-la. Esse é o primeiro passo na luta pela inclusão, contra todo tipo de exclusão. Incluir as pessoas, dar visibilidade aos processos alternativos, apontar esperanças para uma outra sociedade possível é movida pela compaixão, pela não indiferença e manifesta de amor. Os gritos que ecoam pelo Brasil vão tecendo o sonho de vida para todos. Em nossa diocese, as regiões e paróquias são à criatividade para fortalecer os sonhos em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa, dos direitos dos pobres, filhos/as da Terra, pobres de Deus.

Cada lugar deve discutir e encontrar a sua maneira de gritar. Pode-se fazer caminhadas, passeatas, participar das marchas, plebiscitos, abaixo-assinados, ações ecológicas e momentos de formação. Vamos gritar o grito da vida e da esperança da nova humanidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE