Pular para o conteúdo principal

Curso de Gênero e Sexualida

Organizado pelo departamento de Antropologia da UFRN, tem como público alvo educadores do ensino público.




Inscrições abertas para formação de professores da rede pública em Gênero e Diversidade.

Estão abertas as inscrições para a formação em Gênero e Diversidade na Escola. O público-alvo são professores da Educação Básica da rede pública interessados em conhecer e discutir questões que envolvam gênero, sexualidades, orientação sexual e relações étnicorraciais. 

Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a formação será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para seis Polos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal e Parnamirim. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio da Plataforma Freire até o dia 22/05/11. Há 540 vagas, 90 para cada polo.


O curso será realizado pelo grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS), do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sedis). As professoras Elisete Schwade (DAN) e Carla Cabral (Escola de Ciências e Tecnologia) são a coordenadora geral e vice-coordenadora, respectivamente.

A formação em Gênero e Diversidade na Escola está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formnação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e a distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá três encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos.


São cinco os módulos da formação: (1) orientações metodológicas e diversidade; (2) gênero; (3) sexualidade e orientação sexual; 4) relações étnico-raciais; e (5) avaliação. Os conteúdos contemplam conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e desigualdade racial, entre outros A articulação entre as temáticas e o cotidiano escolar está presente em cada unidade. 


MAIS INFORMAÇÕES, pelo e-mail gde@sedis.ufrn.br com o secretário do curso, Regivaldo Sena.



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE