Pular para o conteúdo principal

Curso de Gênero e Sexualida

Organizado pelo departamento de Antropologia da UFRN, tem como público alvo educadores do ensino público.




Inscrições abertas para formação de professores da rede pública em Gênero e Diversidade.

Estão abertas as inscrições para a formação em Gênero e Diversidade na Escola. O público-alvo são professores da Educação Básica da rede pública interessados em conhecer e discutir questões que envolvam gênero, sexualidades, orientação sexual e relações étnicorraciais. 

Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a formação será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para seis Polos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal e Parnamirim. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio da Plataforma Freire até o dia 22/05/11. Há 540 vagas, 90 para cada polo.


O curso será realizado pelo grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS), do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sedis). As professoras Elisete Schwade (DAN) e Carla Cabral (Escola de Ciências e Tecnologia) são a coordenadora geral e vice-coordenadora, respectivamente.

A formação em Gênero e Diversidade na Escola está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formnação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e a distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá três encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos.


São cinco os módulos da formação: (1) orientações metodológicas e diversidade; (2) gênero; (3) sexualidade e orientação sexual; 4) relações étnico-raciais; e (5) avaliação. Os conteúdos contemplam conceitos fundamentais como o de gênero e sua importância para o conhecimento do mundo social, questões sobre saúde, sexualidade e desigualdade racial, entre outros A articulação entre as temáticas e o cotidiano escolar está presente em cada unidade. 


MAIS INFORMAÇÕES, pelo e-mail gde@sedis.ufrn.br com o secretário do curso, Regivaldo Sena.



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE