Pular para o conteúdo principal

XEROX: o Movimento Estudantil avança na luta!


Na tarde desta quinta-feira (07) estudantes do setor I, junto com a ANEL e o CASS, se reuniram com a direção do CCSA para debater o problema do serviço da copiadora da UFRN. Esta reunião foi fruto de um protesto dos estudantes no último dia 5, quando houve a ocupação da Servigráfica do setor V da universidade.


Na reunião, a diretora do CCSA, Profa. Ana Lúcia, recebeu a pauta de reivindicação dos estudantes e se comprometeu a construir, conjuntamente, uma solução para o problema. “A curto prazo estou me comprometendo a colocar 2 impressoras a laser nos laboratórios de informática, nestas os estudantes poderão imprimir textos gratuitamente com limite de cópias a ser definido, porém solicito que vocês elaborem uma proposta de funcionamento deste serviço.

 A médio e longo prazo nós temos que lutar juntos e pressionar a Reitoria para que acelere a construção da central de cópias do setor I (projeto que já foi aprovado, mas que está paralisado por motivos burocráticos), a partir daí discutiremos se entregaremos esta central de cópias a uma empresa privada ou se a universidade oferecerá o serviço.”, disse a diretora.

“Nosso objetivo é que seja ampliado o acervo bibliográfico e que tenha livros na biblioteca para todos os estudantes, pois só assim não necessitaremos mais das cópias. Enquanto isso não acontece, a Xerox é uma alternativa, porém não aceitamos pagar pelo lucro de empresários. Queremos que a UFRN assuma seu caráter de Universidade Pública e ofereça o serviço, imediatamente a preço de custo mas com um planejamento que tenha como norte a gratuidade. 

A direção do CCSA irá nos enviar sua proposta por escrito, até o dia 12. Achamos que esta proposta não resolve os problemas, mas estaremos organizando uma Assembleia Geral dos estudantes para discuti-la.”, afirmou Bárbara Figueiredo, militante da ANEL. 

Mesmo com a abertura das negociações, os estudantes continuam mobilizados e estão preparando, junto com o SINTEST, um novo ato público para o próximo dia 14, na Reitoria.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…