Pular para o conteúdo principal

Argumento de inclusão da UFRN é assunto de audiência pública no plenário da Câmara de Natal

Os mecanismos de ingresso no ensino superior federal, como o Sistema Único de Avaliação Universitária (SISU), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o argumento de inclusão no vestibular para os estudantes da rede pública, foram temas de uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (16) no plenário da Câmara Municipal de Natal.

O encontro foi proposto pelo vereador Luis Carlos (PMDB) e contou com a participação de representantes do DCE da UFRN,  entidades estudantis da rede pública e privada de ensino, da secretária de Educação do Estado Bethânia Ramalho, da presidente da Comperve Magda de Melo e da diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) Fátima Cardoso.

A audiência foi motivada pela recente polêmica envolvendo seis estudantes, entre os quais o primeiro lugar geral do curso de Medicina, que ingressaram na UFRN após fraudar certificados de conclusão do ensino médio em escola pública para se beneficiar do argumento de inclusão.

Para o vereador Luis Carlos, a questão precisa ser debatida de modo a se buscar uma revisão geral do sistema de inclusão. “Não somos contra o argumento de inclusão. O que queremos é encontrar uma maneira de discutir a questão de modo que nenhum aluno, seja da rede de ensino privado ou público, seja prejudicado”, enfatizou.

A secretária estadual de Educação Bethânia Ramalho, que também foi presidente da Comperve, também ressaltou a importância do debate. “Infelizmente, o debate ganhou destaque devido a uma fragilidade. Há um problema sério na educação do país. Precisamos de educação pública e privada, mas, sobretudo precisamos de uma discussão séria que não fique apenas na retórica”, afirmou.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…