Pular para o conteúdo principal

Posicionamento do DCE-UFRN na consulta para Reitoria

Diretório Central dos Estudantes

SE O SEU VOTO NÃO VALESSE NADA, O QUE VOCÊ FARIA? NÓS VOTAMOS NULO! QUER SABER POR QUÊ? 

Ao exercer o papel de entidade representativa dos estudantes da UFRN, o Diretório Central dos Estudantes assume também dois compromissos dos quais não pode fugir: o compromisso com os estudantes e o compromisso com a coerência política de suas ações. Sem essas obrigações, o DCE perde todo o seu significado.
.         
Atualmente, a UFRN vive um momento de disputa, em que duas candidaturas pleiteiam o cargo mais importante da Instituição: a cadeira de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade.
.  
De um lado, temos a Chapa 01, formada pela Professora Arlete (Administração) e pelo Professor Manuel Lucas (Eng. Civil). Para conhecer as propostas consulte: http://www.arletenovolhar.com/.
.
Do outro lado, temos a Chapa 02, formada pela Professora Ângela (Filosofia) e pela Professora Fátima (Biologia). Para conhecer as propostas consulte: http://www.novasconquistasufrn.com.br/.
.
Em nossa avaliação, após vários debates, rodas de conversas e questionamentos, as candidaturas apresentaram algumas diferenças administrativas, mas no geral nenhuma delas traz, efetivamente, diferenciação no modelo político de gestão.
.
No entanto, há uma semelhança entre as duas candidaturas que obriga o DCE e o movimento estudantil a se posicionar pelo voto nulo: a importância que elas dão ao peso do voto do estudante.
.
Nessas eleições, existe um fator fundamental que, apesar de nossos esforços, poucos estudantes ainda sabem: o peso de nosso voto é insignificante. Para que a categoria estudantil tenha, verdadeiramente, o mesmo peso da categoria de funcionários e professores, os mais de 30 mil estudantes da UFRN devem comparecer às urnas.
.
Ora, isso é impossível. Não por desinteresse dos estudantes, mas pelas próprias possibilidades do processo eleitoral. A eleição ocorre apenas em um único dia e com pouquíssimas urnas fixas. A média histórica de participação dos estudantes gira em torno dos 5 mil estudantes.
.
Esse processo eleitoral é assim não por acaso. Tanto o grupo político que constitui a Chapa 01, como o grupo político que forma a Chapa 02, em comum acordo, decidiram por esse formato de eleição, cerceando completamente o direito do estudante de poder decidir os rumos da nossa Universidade.
.
Ou seja, fomos convocados a participar de uma eleição em que nosso voto simplesmente não vale nada! Nossa opinião não ajudará, nem um pouco, a decidir o resultado das eleições!
.
Por tudo isso, pelo compromisso de defender os interesses dos estudantes e pela coerência política de sustentar uma luta pela real democracia universitária, o DCE e vários Centros Acadêmicos de cursos decidiram por votarem NULO nessas eleições, um voto de protesto pela tentativa de tornar os estudantes figurantes nesse momento tão importante. Votamos nulo e pedimos que você, estudante, faça o mesmo.
.
Vamos votar nulo e ajudar à Comunidade Acadêmica a perceber que precisamos de maior liberdade e igualdade dentro dos muros da Universidade.
.
Democracia.
Dessa luta eu não me retiro!
Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro
Gestão 2010/2011 “Da luta não me retiro”
Natal, 08 de novembro de 2010

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…