Pular para o conteúdo principal

Posicionamento do DCE-UFRN na consulta para Reitoria

Diretório Central dos Estudantes

SE O SEU VOTO NÃO VALESSE NADA, O QUE VOCÊ FARIA? NÓS VOTAMOS NULO! QUER SABER POR QUÊ? 

Ao exercer o papel de entidade representativa dos estudantes da UFRN, o Diretório Central dos Estudantes assume também dois compromissos dos quais não pode fugir: o compromisso com os estudantes e o compromisso com a coerência política de suas ações. Sem essas obrigações, o DCE perde todo o seu significado.
.         
Atualmente, a UFRN vive um momento de disputa, em que duas candidaturas pleiteiam o cargo mais importante da Instituição: a cadeira de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade.
.  
De um lado, temos a Chapa 01, formada pela Professora Arlete (Administração) e pelo Professor Manuel Lucas (Eng. Civil). Para conhecer as propostas consulte: http://www.arletenovolhar.com/.
.
Do outro lado, temos a Chapa 02, formada pela Professora Ângela (Filosofia) e pela Professora Fátima (Biologia). Para conhecer as propostas consulte: http://www.novasconquistasufrn.com.br/.
.
Em nossa avaliação, após vários debates, rodas de conversas e questionamentos, as candidaturas apresentaram algumas diferenças administrativas, mas no geral nenhuma delas traz, efetivamente, diferenciação no modelo político de gestão.
.
No entanto, há uma semelhança entre as duas candidaturas que obriga o DCE e o movimento estudantil a se posicionar pelo voto nulo: a importância que elas dão ao peso do voto do estudante.
.
Nessas eleições, existe um fator fundamental que, apesar de nossos esforços, poucos estudantes ainda sabem: o peso de nosso voto é insignificante. Para que a categoria estudantil tenha, verdadeiramente, o mesmo peso da categoria de funcionários e professores, os mais de 30 mil estudantes da UFRN devem comparecer às urnas.
.
Ora, isso é impossível. Não por desinteresse dos estudantes, mas pelas próprias possibilidades do processo eleitoral. A eleição ocorre apenas em um único dia e com pouquíssimas urnas fixas. A média histórica de participação dos estudantes gira em torno dos 5 mil estudantes.
.
Esse processo eleitoral é assim não por acaso. Tanto o grupo político que constitui a Chapa 01, como o grupo político que forma a Chapa 02, em comum acordo, decidiram por esse formato de eleição, cerceando completamente o direito do estudante de poder decidir os rumos da nossa Universidade.
.
Ou seja, fomos convocados a participar de uma eleição em que nosso voto simplesmente não vale nada! Nossa opinião não ajudará, nem um pouco, a decidir o resultado das eleições!
.
Por tudo isso, pelo compromisso de defender os interesses dos estudantes e pela coerência política de sustentar uma luta pela real democracia universitária, o DCE e vários Centros Acadêmicos de cursos decidiram por votarem NULO nessas eleições, um voto de protesto pela tentativa de tornar os estudantes figurantes nesse momento tão importante. Votamos nulo e pedimos que você, estudante, faça o mesmo.
.
Vamos votar nulo e ajudar à Comunidade Acadêmica a perceber que precisamos de maior liberdade e igualdade dentro dos muros da Universidade.
.
Democracia.
Dessa luta eu não me retiro!
Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro
Gestão 2010/2011 “Da luta não me retiro”
Natal, 08 de novembro de 2010

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE