domingo, 12 de setembro de 2010

Paralisação dos bosistas!

Por uma nova cultura política de Estágio!
Dessa luta não me retiro!

A UFRN conta com mais de 5000 estudantes bolsistas, que atuam em diferentes segmentos da universidade. Sem a colaboração desses estudantes não só a pesquisa estaria prejudicada, mas o funcionamento geral da universidade ficaria comprometido. Com o REUNI muitas bolsas foram criadas, isso é uma conquista para discentes, porém há uma desvirtuação de muitas bolsas em especial as de apoio técnico.

Segundo a resolução CONSEPE de 1986 que regulamenta o apoio técnico, sua função é de auxiliar estudantes a formação acadêmica com uma jornada de 12h semanais. Porém vivemos uma situação de precarização total da atividade de apoio técnico, em reunião com os diversos setores identificamos:

-Bolsistas desempenhando funções sem nenhuma orientação pedagógica;
-Sobre carca de até 12h diárias de trabalho;
-Assedio Moral;
-Péssimas condições de trabalhos;
-Rebaixamento de carga horária como punição por uma falta, sem ao menos o RH comunicar-se com o/a estudante;

Diante disso nós convidamos a toda a comunidade acadêmica a participar de uma paralização no dia 15 de Setembro às 9:30m no Centro de Convivência, em seguida seguiremos em marcha até a reitoria onde entregaremos nossa pauta de reivindicação.

- Pelo cumprimento da resolução de 12h semanais – SEM REDUÇÃO DA BOLSA;
- Por uma orientação pedagógica em todas as funções!
- Pela garantia da lei de estagio (férias e vale transporte)!
- Por uma política de estágio que complemente nossa formação e não se resuma a política de precarização do trabalho e exploração.