Pular para o conteúdo principal

Paralisação dos bosistas!

Por uma nova cultura política de Estágio!
Dessa luta não me retiro!

A UFRN conta com mais de 5000 estudantes bolsistas, que atuam em diferentes segmentos da universidade. Sem a colaboração desses estudantes não só a pesquisa estaria prejudicada, mas o funcionamento geral da universidade ficaria comprometido. Com o REUNI muitas bolsas foram criadas, isso é uma conquista para discentes, porém há uma desvirtuação de muitas bolsas em especial as de apoio técnico.

Segundo a resolução CONSEPE de 1986 que regulamenta o apoio técnico, sua função é de auxiliar estudantes a formação acadêmica com uma jornada de 12h semanais. Porém vivemos uma situação de precarização total da atividade de apoio técnico, em reunião com os diversos setores identificamos:

-Bolsistas desempenhando funções sem nenhuma orientação pedagógica;
-Sobre carca de até 12h diárias de trabalho;
-Assedio Moral;
-Péssimas condições de trabalhos;
-Rebaixamento de carga horária como punição por uma falta, sem ao menos o RH comunicar-se com o/a estudante;

Diante disso nós convidamos a toda a comunidade acadêmica a participar de uma paralização no dia 15 de Setembro às 9:30m no Centro de Convivência, em seguida seguiremos em marcha até a reitoria onde entregaremos nossa pauta de reivindicação.

- Pelo cumprimento da resolução de 12h semanais – SEM REDUÇÃO DA BOLSA;
- Por uma orientação pedagógica em todas as funções!
- Pela garantia da lei de estagio (férias e vale transporte)!
- Por uma política de estágio que complemente nossa formação e não se resuma a política de precarização do trabalho e exploração.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…