Pular para o conteúdo principal

Paralisação dos bosistas da UFRN!

Na ultima quinta-feira (15/09), foi realizado a I paralisação dos/as bolsistas da UFRN, contamos com a presença de estudantes de diversos espaços, biblioteca, departamentos, reitoria e principalmente do HUOL.

O DCE – Da Luta não me ReTiRO, a partir de uma demanda levantada pelos alunos de Ciências Sociais que hoje são bolsistas do HUOL, a um mês vem construindo o processo de mobilização e articulação dessa atividade.

Nós fomos recebidos/as pela Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e de Planejamento, no auditório da reitoria, onde entregamos a seguinte pauta de reivindicação:

1- Imediata reposição das bolsas suspensas:
2- Imediato ressarcimento dos valores descontados de forma inapropriada;
3- Elaboração de uma regulamentação das bolsas;
4- Orientação pedagógica de acordo com a área de conhecimento, e correspondência com as funções desempenhadas;
5- Garantia de Mateiral de EPI e intervalo de trabalho de acordo com a área de conhecimento e com as funções desempenhadas;
6- Recebimento de bolsas até o 5º dia útil do mês;
7- Aceitação de atestados sem a facultação de chefia;
8- Fim das restrições para a participação em eventos acadêmicos;
9- Fim da compensação de horas, que hoje chega a acarretar expedientes de 12h de trabalho diário;
10- Fim da realidade de bolsistas desempenhando funções, ao invés de apoio;
11- Compatibilidade das bolsas com o horário de RU;
12- Garantia de auxilio alimentação de bolsistas;
13- Que o calendário de bolsas siga o calendário acadêmico, garantindo férias e demais feriados;
14- Fim do desempenho de atividades em lugares insalubres como ambientes em reformas, que nos expõe a pó, produtos químicos e ruído;
15- Garantia de vales transportes para o deslocamento até o local da bolsa;
16- Implementação de uma carga horária de 12h semanais sem a redução de valores;
17- Que a reitoria crie um programa de combate ao assedio moral.

A reitoria se comprometeu a resolver de imediato os pontos 1 e 2 e trabalhará em conjunto com a comissão de estudantes para elaborar uma regulamentação específica de bolsistas que atendam os demais pontos para apresentar no dia 30 de setembro, data já agendada para nossa próxima PARALISAÇÃO.

A comissão de estudantes se reuniu na sexta feita às 15h no DCE e deu início a elaboração do documento e no processo de mobilização. Às 17h demos o informe no CEB que aconteceu no DCE, e no dia 23 aprovaremos na assembléia geral que acontecerá no Centro de Convivência às 19h.

















Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…