sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Debate reune candidatos ao governo estadual para discutir a cultura potiguar e seu fomento


 A Revista Eletrônica Catorze e o Núcleo de Jovens Artistas promovem na quarta-feira, 8 de setembro,  na Casa da Ribeira, às 19h30, um debate sobre políticas culturais com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo (PDT), Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira de Souza (PSB). Denominado “Cultura em Debate”, a proposta já conseguiu adesão de diversas organizações envolvidas em cultura no Rio Grande do Norte como o Cineclube Natal, Rede Potiguar de Música, Jovens Escribas e Grupo Local .

O objetivo do debate é  de estabelecer uma ponte entre jornalistas, artistas, produtores culturais e políticos como forma de guiar as políticas públicas para a área. Segundo o jornalista e editor da Revista Eletrônica Catorze, Beto Leite, a participação dos candidatos é indispensável para que os setores da cultura do RN conheçam o debate. “As principais correntes artísticas do Rio Grande do Norte foram convidadas e estarão presentes no evento”, garante.

O debate será dividido em três blocos e compreenderá perguntas de artistas, jornalistas e produtores culturais selecionados pela produção do evento, além de questionamentos da própria platéia. Além disso, os três candidatos terão espaço para apresentar suas diretrizes de governo para a área de cultura a todos os artistas, produtores e jornalistas presentes. “A idéia é que seja um espaço democrático, sem distinção de partidos, entre os candidatos participantes”, ressalta Beto Leite.

Para a jornalista e atriz Ramilla Souza, membro do Núcleo de Jovens Artistas, a iniciativa é inédita na cidade e é importante para definir as políticas que vão reger a cultura do Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos. “O debate com artistas e pessoas do meio serve para que a política se aproxime cada vez mais dos elementos que fazem parte da democracia”.


Publicação eletrônica destinada ao jornalismo cultural fundada em setembro de 2009. Já cobriu eventos como o Festival DoSol, o Mada, a Feira Literária da Praia de Pipa e o Salão de Artes Visuais do Rio Grande do Norte. Destaca-se pelo seu pioneirismo, pela sua linguagem jovem e pelo apoio que dá aos autores de quadrinhos no RN.


É  um fórum de discussão sobre políticas públicas culturais e qualificação artística formado por atores, músicos e artistas plásticos entre 16 e 25 anos. O grupo se destaca por ações pontuais como a promoção de leituras dramáticas e oficinas de teatro e performance na cidade.

Informações:
Beto Leite – Editor da Revista Catorze: 91876345
Ramilla Souza – Núcleo de Jovens Artistas: 99181634