Pular para o conteúdo principal

PARIDADE NA UFRN!

Porque somos 35 mil, não 15%



Você sabia que apesar de sermos 35.000 estudantes, nós temos o direito a somente 15% da representação nos processos de tomada de decisões da universidade? E que nas eleições para Reitoria essa situação é pior ainda, pois se votarem apenas 10% do total de estudantes, nossa posição terá o peso de 3% na contagem geral de votos. Mesmo esse número total  sendo superior ao número de professores e professoras da UFRN.

Essa disparidade é um absurdo e inviabiliza uma relação justa de disputa de idéias. Queremos uma universidade por inteiro, não apenas 15% dela.  Porque precisamos que ela seja cada vez melhor, e que RESOLVA questões que para nós são estruturantes, sejam de infra-estrutura como CIRCULAR, CRECHE e RU ou na parte pedagógica que define qual conhecimento é produzido e a quem serve. 
É o Conselho Universitário (CONSUNI), o espaço em que essas decisões de paridade são tomadas, e assim como nos outros conselhos, esse é composto por 70% de professores/as, 15% de funcionários/as e 15% de estudantes.  Sabemos que a mudança dessa composição só será possível a partir da nossa auto-organização para pressionar a reitoria e os conselheiros e conselheiras,  que se reunirão nessa quarta feira que vem às 14:30h na reitoria.
Porque DCE não é Departamento de Carteira de Estudante e sim Diretório Central de Estudantes uma ferramenta coletiva de transformação. 

Convidamos a todos e todas a construir conosco o ATO PELA PARIDADE no processo de tomada de decisões da Universidade no dia 18/08, às 13h, no pátio da Reitoria.  Queremos igualdade no processo de tomada de decisões e isso só será possível se coletivamente formos capazes de dessa luta não retirarmos.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…