Pular para o conteúdo principal

DCE e Movimentos Sociais - Programação na SBPC

GRANDE ATO PÚBLICO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA E DO CONHECIMENTO


Você sabia que em pleno século XXI, um em cada seis habitantes do planeta passa fome? E é na desigualdade social a grande responsável pela má distribuição de renda que gera fome no Brasil e no mundo.

Uma das principais causas das desigualdades é a concentração fundiária. Enquanto muita terra está nas mãos de poucos, no Brasil existem mais de quatro milhões de famílias sem terra que buscam a terra para poder viver com dignidade.

Umas das formas para combater a concentração fundiária é a limitação do tamanho da propriedade de terras. Por isso diversas entidades e organizações estão trabalhando na construção de um plebiscito popular para definir esse limite.

A universidade tem um papel central nesse debate de democratização, não somente da terra, mas da própria produção de conhecimento, tendo uma função social a cumprir que se coloca cada vez mais distante uma vez que dentro de cada conselho institucional há uma disparidade muito grande nas definições acadêmicas, políticas e administrativas da universidade.

Assim como 50% do território nacional está concentrado em menos de 1% da população, 70% do poder de decisão dentro das universidades estão concentrada nas mãos dos/das professores/as. A disputa programática se reflete de forma desigual. Pautamos uma representação paritária entre discentes, docentes, funcionários e comunidade acadêmica.

O DCE da UFRN, em conjunto com diversos movimentos sociais, convida a todos/as para um grande ato público que acontecerá quarta-feira por todo o campus da UFRN. O ato será uma caminhada em defesa da democratização nas universidades e também em prol do plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil.


A concentração do ato será às 9h na praça CIVICA
Democratização da terra e das universidades DESSA LUTA NÃO ME RETIRO!


Programação

Criminalização dos Movimentos Sociais

Segunda-feira 26/07 15h as 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



História da luta e dos movimentos sociais

Terça-feira 27/07, das 15h às 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



Democratização da terra e do conhecimento

Quarta-feira 28/07,das 9h às 12h:

Ato Público da Democratização da Terra e do Conhecimento

Local: Concentração na praça cívica do Campus



Mesa de debate com os movimentos sociais

Local: Auditório do DCE, Setor I

Das 13h às 15h:



Democratização das Universidades

Quinta-feira 29/07, das 15h às 18h:

Local: Auditório do DCE, Setor I



Feminismo e Negritude

Sexta-feira 30/07, das 15h às 18h

Oficina contra a legalização da prostituição

Local: Auditório do DCE, Setor I



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…