Pular para o conteúdo principal

DCE e Movimentos Sociais - Programação na SBPC

GRANDE ATO PÚBLICO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA TERRA E DO CONHECIMENTO


Você sabia que em pleno século XXI, um em cada seis habitantes do planeta passa fome? E é na desigualdade social a grande responsável pela má distribuição de renda que gera fome no Brasil e no mundo.

Uma das principais causas das desigualdades é a concentração fundiária. Enquanto muita terra está nas mãos de poucos, no Brasil existem mais de quatro milhões de famílias sem terra que buscam a terra para poder viver com dignidade.

Umas das formas para combater a concentração fundiária é a limitação do tamanho da propriedade de terras. Por isso diversas entidades e organizações estão trabalhando na construção de um plebiscito popular para definir esse limite.

A universidade tem um papel central nesse debate de democratização, não somente da terra, mas da própria produção de conhecimento, tendo uma função social a cumprir que se coloca cada vez mais distante uma vez que dentro de cada conselho institucional há uma disparidade muito grande nas definições acadêmicas, políticas e administrativas da universidade.

Assim como 50% do território nacional está concentrado em menos de 1% da população, 70% do poder de decisão dentro das universidades estão concentrada nas mãos dos/das professores/as. A disputa programática se reflete de forma desigual. Pautamos uma representação paritária entre discentes, docentes, funcionários e comunidade acadêmica.

O DCE da UFRN, em conjunto com diversos movimentos sociais, convida a todos/as para um grande ato público que acontecerá quarta-feira por todo o campus da UFRN. O ato será uma caminhada em defesa da democratização nas universidades e também em prol do plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil.


A concentração do ato será às 9h na praça CIVICA
Democratização da terra e das universidades DESSA LUTA NÃO ME RETIRO!


Programação

Criminalização dos Movimentos Sociais

Segunda-feira 26/07 15h as 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



História da luta e dos movimentos sociais

Terça-feira 27/07, das 15h às 18h

Local: Auditório do DCE, Setor I



Democratização da terra e do conhecimento

Quarta-feira 28/07,das 9h às 12h:

Ato Público da Democratização da Terra e do Conhecimento

Local: Concentração na praça cívica do Campus



Mesa de debate com os movimentos sociais

Local: Auditório do DCE, Setor I

Das 13h às 15h:



Democratização das Universidades

Quinta-feira 29/07, das 15h às 18h:

Local: Auditório do DCE, Setor I



Feminismo e Negritude

Sexta-feira 30/07, das 15h às 18h

Oficina contra a legalização da prostituição

Local: Auditório do DCE, Setor I



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE