segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cuca Natal na SBPC

Cuca Natal fará intervenções artísticas durante o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica


O Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE – Cuca Natal-RN – terá uma programação especial durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 25 a 30 de julho de 2010. No Centro de Biociências da UFRN – CB, o Cuca montará sua estrutura em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, e estará promovendo intervenções artísticas no decorrer do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, resignificando o espaço do CB, com ações que pretendem provocar uma reflexão acerca da relação da ciência com a arte e a cultura.
.
Entre Mostras Científicas, Mesas Redondas e Conferências, indo além do seu espaço de concentração, os cuca-personagens estarão intervindo com arte o vai-e-vem nos corredores do circuito praça cívica - campus. Fomentando a participação de todos, qualquer pessoa terá acesso à cola, papel e tesoura para fazer a sua própria interferência artística em todo o espaço que engloba o evento.


.
Na sua sala de emergência cultural, o Cuca apresentará ao público no dia 27, a instalação multimídia Halterofilismo Mental de Igor Lucena. Na quarta (28) teremos o ensaio fotográfico “Um olhar nostálgico sob a cidade do sol”, de Nathália Santana. E na quinta (29) entra em cena a exposição fotográfica Disperso Olhar, do jornalista Alexandre Santos, que irá poetizar o cotidiano potiguar.
.
De 26 a 30 a “SBPC Semana Boa para Produção de Charges: ciências do mar e sátiras do cartunista” será o registro gráfico das apresentações e discussões científicas, que proporcionará uma exposição final dos participantes no último dia, 30. As charges deverão ter seu processo produtivo baseado no contexto do 2ª Salão Nacional de Divulgação Científica.
.
Nos dias 28 e 29, o Cuca também estará com atividades de cunho didático, como a oficina Danças Populares Nordestinas (ciranda e coco) sob a orientação de Jordana Lucena, que acontecerá na Sala dos Epitélios ST – 1/Térreo do CB; e a oficina Construção Rítmica com Danúbio Gomes, coordenador do projeto de extensão Pau e Lata, na Sala dos Embriões ST – 2/Térreo do CB. As oficinas acontecerão no horário de 10h às 12h.

Destacamos no dia 29 o Lançamento da 7ª Bienal de Cultura, Ciência e Arte da UNE, às 13h30min no CB – Anfiteatro de Fisiologia, Sala 1 DFS-2º Andar. O tema será “Cordel Digital: imaginário popular em rede”.
.
Durante todo o momento do 2º Salão Nacional de Divulgação Científica o Cuca estará como a raiz artística do evento, proporcionando momentos de observação e participação da relação da arte com a ciência, fomentando uma erudição reflexiva. Aguardamos a participação de todos!