Pular para o conteúdo principal

poema/processo

A Galeria Conviv’art/ Núcleo de Arte e Cultura da UFRN está com a exposição Emanações: Pinturas e Desenhos, de Jota Medeiros, aberta ao público até o dia 16 de julho.

A exposição do artista plástico Jota Medeiros (Belém, 1958), um dos mais importantes poetas visuais brasileiros, dotado de grande intelecto, conta com quinze obras e está disponível para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Jota Medeiros é formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi militante do movimento Poema Processo. Um movimento artístico vanguardista brasileiro que pretendia inovar ao propor um desmonte nas formas estabelecidas de criação de um poema, e foi lançado simultaneamente em Natal e no Rio de Janeiro formalmente, em dezembro de 1967 e encerrado com o Manifesto de Parada Tática em 1972.

Jota é autor do livro/poema Progressão, editado pela Stempelplates, de Amsterdã, na Holanda, em 1978, e Geração Alternativa, pela editora Amarela/PROFINC, Natal-RN, no ano de 1997, entre outros trabalhos. Foi editor de Contexto, suplemento especial do jornal A República, no final da década de 1970. Organizou várias exposições internacionais de poesia visual em Natal, e participou como artista convidado do MAM da Bahia e do Brazilian Northeast Festival of Contemporary Art, realizado em Nova Iorque em 1996.

“É a poesia que desaliena, que funda a desalienção, que estabelece a relação
inteira do homem consigo próprio, com os outros, e com a vida,
com o mundo e com as coisas.
E onde não existir essa relação primordial limpa e justa,
essa busca de uma relação limpa e justa,
essa verdade das coisas, nunca a revolução será real.
(…) Compete à poesia, que é por sua natureza liberdade e libertação
inspirar e profetizar todos os caminhos da desalienação.”
(Andersen, 1977)



para saber mais sobre o movimento poema/processo acesse http://www.poemaprocesso.com/
para ler entrevista com o Jota Medeiros clique aqui

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE