sábado, 12 de junho de 2010

Bloomsday

O Departamento de Letras da UFRN, em parceria com o Departamento de Artes, promove na próxima quarta-feira, 16, uma programação especial para comemorar o Bloomsday 2010. Coordenadas pelo professor Francisco Ivan, idealizador do evento em Natal, as atividades se estenderão das 9h30 às 21h30.
O Bloomsday é comemorado no mundo inteiro, em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce. Durante todo o dia serão realizadas: leitura dramática de texto original da peça "Exiles", de James Joyce, mostra de vídeos sobre a Irlanda e sobre a obra de James Joyce, palestra “Mortos, Vivos e Exilados: o Sublime em James Joyce”, além da apresentação da peça “Exilados”, do mesmo escritor.


A peça será encenada, a partir das 20h, no palco do Teatro Alberto Maranhão e conta a história de um triângulo amoroso entre um artista que luta contra as convenções burguesas, sua mulher de caráter forte e insubmisso e um jornalista de temperamento sensual. Embora a peça aparentemente verse sobre um adultério, Joyce vai além e mostra a frágil divisão de possessão existente quando amor e amizade realizam-se livremente sem restrições.

Essa é a primeira montagem de “Exilados” no Brasil. O espetáculo é dirigido pelo ator e professor da UFRN Alex Beigui e é considerado síntese do pensamento joyciano, além de ser marcado por dados biográficos do autor. O elenco é formado, além de Alex Beigui, pelos atores Rummenigge Medeiros e Rebeka Carozza. O projeto de iluminação é assinado por Ronaldo Costa e a produção é de Tatiana Morais e Leila Tabosa. Para Francisco Ivan, a montagem representa um marco na cidade e é fruto de vínculo entre a Universidade e a Embaixada da Irlanda no Brasil.

Mais sobre o Bloomsday clique aqui