quarta-feira, 16 de junho de 2010

I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil

Em nome do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN anunciamos o I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil. O evento iniciado desde ontem, terça-feira (15), segue até sexta-feria, 18, e reunirá em simpósios temáticos, conferências, mesas-redondas e workshops os maiores especialistas da área. Durante o Simpósio, também haverá conferências com historiadores brasileiros: Marcus Joaquim Maciel de Carvalho (UFPE), Maria Helena Pereira Toledo Machado (USP) e João Jósé Reis (UFBA).

O I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil tem como objetivo fortalecer a pesquisa sobre a escravidão no Rio Grande do Norte e redondezas durante os séculos XVIII e XIX. Além disso, o estudo da temática está centrado em regiões onde houve uma maciça presença escrava africana - Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, bem como a maioria dos trabalhos são realizados por historiadores das universidades dessas mesmas regiões.

Participam das mesas-redondas outros historiadores do país e do cenário internacional, como: Roquinaldo Amaral Ferreira (University of Virginia, EUA), Jaime Rodrigues (UNIFESP), Beatriz Gallotti Mamigonian (UFSC), Carlos Eugênio Líbano Soares (UFBA), Solange Pereira da Rocha (UFPB). As fichas de inscrições estão disponíveis no site.

Mais informações acesse http://www.cchla.ufrn.br/isi/