sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caravana Rouch


O Núcleo de Antropologia Visual (NAVIS), vinculado ao Departamento de Antropologia da UFRN, traz aos cinéfilos a mostra itinerante Retrospectiva Jean Rouch. Após percorrer algumas capitais brasileiras – Belém, Salvador, Porto Alegre, João Pessoa e Recife – chega a Natal no intuito de levar a um público maior esta obra essencial para a construção do cinema etnográfico.


O evento é realizado em parceira com o grupo ZOOM e CineClube Natal e contará com apresentação de curtas e longas do documentarista francês no período de 21 a 26 de junho, no auditório do SEBRAE. Com um conjunto de 37 filmes, divididos em 17 programas, o curador Mateus Araújo Silva privilegiou alguns dos momentos mais bonitos e mais fortes do cinema de Rouch, procurando apresentá-lo em suas diversas facetas. A mostra será dividida três sessões diárias: 15h, 17h e 20h.


Jean Rouch era engenheiro, doutor em letras, explorador e etnógrafo. Ele esteve ligado ao Museu do Homem, em Paris, no Centro de Estudos de Antropologia, quando começou a registrar suas observações etnográficas em filme, ainda nos anos 40, durante viagens à África. Em 1960 realizou, junto com o sociólogo Edgar Morin, o filme Crônica de um Verão (Chronique d' un été). As obras e as ideias de Jean Rouch têm fortes vínculos com o documentário brasileiro ligado ao Cinema Novo (anos 60), pois vários jovens brasileiros fizeram cursos de documentário no Museu do Homem.

Maiores informações acesse: http://www.balafon.org.br/mostrajeanrouch/index.html