domingo, 8 de novembro de 2009

O que é o Fórum Social Mundial?

(Clique para aumentar)

O FSM surgiu como um contraponto ao Fórum Econômico Mundial e é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

Na UFRN anualmente se organiza um Comitê para levar os estudantes interessados em participar do maior evento político-social do mundo, que reúne em cada edição mais de 150 mil pessoas de mais de uma centena de países do mundo. Em 2009, o DCE-UFRN tomou a responsabilidade de organizar o Comitê Pró-FSM 2010 Nísia Floresta e estabeleceu alguns critérios para direcionar a participação dos estudantes, considerando a experiência de 2009 no FSM em Belém do Pará.

Os critérios para participação do Comitê Pró-FSM 2010 são:

1 - Apresentação de trabalhos estudantis no Fórum
2 - Participação no Mov. Estudantil
3 - Participação nas atividades do Comitê Nísia Floresta


Os critérios foram estabelecidos para dar prioridade aos que cumprem os requisitos, mas quem não for apresentar trabalhos nem participa atualmente do Mov. Estudantil, podem sim participar do Comitê, estando presente nas atividades deste.


Também se deseja levar ao menos um grupo de arte da UFRN para representar os artistas universitários potiguares. Então, grupos de arte e artistas independentes que desejam ir para o Fórum, entrem em contato com o DCE-UFRN.

Contato:
divulgacao.dce@gmail.com
(84) 8882-7360