quarta-feira, 18 de março de 2009

Estudantes da UFRN realizam ato público

A assembléia geral dos estudantes da UFRN realizada hoje, 18 de março, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos, resultou em um ato público na frente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano.

Após breve discussão no auditório da Reitoria, formaram-se grupos de mobilização que passaram novamente nas salas de aula convidando os estudantes para o ato. Feita a mobilização, os estudantes lotaram dois ônibus e seguiram rumo à STTU, onde se exigiu que o Secretário Municipal Kelps Lima saísse para ouvir nossas reivindicações e responder publicamente.

Entretanto, ele não atendeu nossa exigência, de forma que uma comissão, composta por representantes das diversas entidades estudantis presentes, foi composta para discutir as reivindicações no gabinete do Secretário.

Após longas explicações, o Kelps afirmou que a frota do Circular seria ampliada em 50%, mas que se faz necessário definir quem vai pagar por essa ampliação, se as empresas municipais ou as intermunicipais, de forma que em uma semana já haveria essa definição.

Já no que diz respeito ao valor da tarifa e ao novo aumento, ele cedeu inúmeras informações que recaem sobre a falta de controle do poder público sobre o sistema de transportes. A resolução concreta do problema seria a abertura do processo de licitação das linhas municipais, que somente deve ocorrer em 2010, resposta que nada nos agrada.

Por isso, convocamos de imediato uma audiência pública com a presença de representantes da UFRN, entidades estudantis, do Secretário Kelps Lima, bem como de toda a comunidada acadêmica. A audiência está prevista para dia 26 de março (quinta-feira), no auditório da Reitoria, às 15h (falta apenas confirmar a disponibilidade do local).

A intenção é ampliar a mobilização dos estudantes e tornar públicas as respostas da STTU, para assim caminharmos para a solução das problemáticas de nosso sistema de transporte público.

Atenciosamente,
BRUNO DA COSTA FERREIRA
Coordenação de Organização Estudantil do DCE UFRN