quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estudantes da UFRN participam do 12º CONEB da UNE

Estudantes dos cursos de Teatro, Direito, Turismo, História, Economia, Educação Artística, Letras, Pedagogia, Fisioterapia, História, Matemática, Administração, Engenharia de Produção, Radialismo, Nutrição, Zootecnia, Enfermagem, Psicologia, Geografia e Ciências Sociais participaram, entre 17 e 20 de janeiro, do 12º Congresso Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes.

O DCE (que não conseguiu cadastrar os representantes das entidades de base da UFRN como delegados por fazer oposição à direção majoritária da UNE) decidiu garantir a participação dos estudantes, mesmo como observadores, para que todos pudessem conhecer a conjuntura do movimento estudantil em nível nacional, para fundamentar futuras intervenções no sentido de transformar o cenário atual.

Como era de se esperar os estudantes da UFRN retornaram indignados com o que puderam observar. Além da desorganização do evento (alojamento, alimentação, programação...), vivenciaram a dificuldade de se expressar enquanto estudantes que estão na base do movimento em uma instância da União Nacional dos Estudantes, que diz representar justamente essa base.

Embora a direção do DCE entenda a importância de se disputar os rumos da UNE, de se disputar a direção da UNE, também compreende a decepção dos estudantes da UFRN, que esperavam no mínimo um Congresso organizado, no qual os estudantes da base do movimento pudessem se expressar e interferir no processo de construção das plataformas políticas da União Nacional dos Estudantes.

A partidarização do movimento estudantil mais uma vez provou ser um obstáculo rumo à construção de uma agenda de lutas comum, capaz de atrair os estudantes da base, pois embora a filiação partidária seja um direito individual legítimo e saudável, o aparelhamento das entidades estudantis prova ser um dos principais motivos da falta de representatividade da entidade que nos representa nacionalmente.

Embora tudo pareça trevas, a participação dos estudantes da UFRN pode representar o início de um movimento extremamente interessante, pois atingimos uma integração muito forte, que será o alimento de nossas futuras ações no movimento estudantil estadual e quem sabe nacional.

Bruno da Costa Ferreira
Coordenação de Organização Estudantil do DCE UFRN



De ontem em diante serei o que sou no instante agora
Onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho
Eu apóstolo contigo que não sabes do evangelho
Do versículo e da profecia
Quem surgiu primeiro? o antes, o outrora, a noite ou o dia?
Minha vida inteira é meu dia inteiro
Meus dilúvios imaginários ainda faço no chuveiro!
Minha mochila de lanches?
É minha marmita requentada em banho Maria!
Minha mamadeira de leite em pó
É cerveja gelada na padaria
Meu banho no tanque?
É lavar carro com mangueira
E se antes, bem antes, um pedaço de maçã
Hoje quero a fruta inteira
E da fruta tiro a polpa... da puta tiro a roupa
Da luta não me retiro
Me atiro do alto e que me atirem no peito
Da luta não me retiro...
Todo dia de manhã é nostalgia das besteiras, das besteiras e das besteiras que fizemos ontem
De ontem em diante - Fernando Anitelli


DCE-UFRN