Pular para o conteúdo principal

Mini-Curso "Controle Social e Cidadania"

O DCE-UFRN convida os estudantes, funcionários e demais interessados a se fazerem presentes no mini-curso "Controle Social e Cidadania", no dia 16/10, no Setor 1 de aulas (sala F2), das 8h30 às 12h.



Caros colegas,

A Controladoria Geral da União e o Movimento de Articulação e Combate à Corrupção, estão oferecendo aos estudantes da UFRN um Mini-Curso "Controle Social e Cidadania: o Portal da Transparência como instrumento de controle dos recursos públicos federais e prevenção à corrupção", cujo ministrante será o Dr. Carlos José, da CGU.

Para quem não sabe, o Portal da Transparência é um instrumento criado para o cidadão comum fiscalizar os recursos públicos federais que são tranferidos para Estados e municípios. Através dele é possível qualquer pessoa não apenas saber, por exemplo, o valor investido em determinada obra pública, quanto foi liberado, o endereço da obra e pode, ainda, caso a obra não esteja sendo realizada, denunciar o caso diretamente à Controladoria Geral da União, mantendo em segredo sua identidade. Trata-se de um instrumento muito avançado de controle social e prevenção à corrupção, mas que é pouco conhecido e pouco utilizado.

O Mini-Curso realizar-se-á no dia 16 de outubro próximo, na sala F2, Setor 1, das 8h30 às 12h. Estamos oferecendo 40 vagas e quem se interessar pode se inscrever enviando uma mensagem eletrônica para mim (o endereço é azevedoalessandro@hotmail.com).

A idéia é que iniciemos um movimento que redunde num Núcleo de Combate e Prevenção à Corrupção dentro da UFRN, que se organize na perspectiva de um amplo Projeto de Extensão em que os estudantes possam ministrar cursos dessa natureza em bairros e organizações sociais.

Alessandro Augusto de Azevêdo




DCE-UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…