terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mini-Curso "Controle Social e Cidadania"

O DCE-UFRN convida os estudantes, funcionários e demais interessados a se fazerem presentes no mini-curso "Controle Social e Cidadania", no dia 16/10, no Setor 1 de aulas (sala F2), das 8h30 às 12h.



Caros colegas,

A Controladoria Geral da União e o Movimento de Articulação e Combate à Corrupção, estão oferecendo aos estudantes da UFRN um Mini-Curso "Controle Social e Cidadania: o Portal da Transparência como instrumento de controle dos recursos públicos federais e prevenção à corrupção", cujo ministrante será o Dr. Carlos José, da CGU.

Para quem não sabe, o Portal da Transparência é um instrumento criado para o cidadão comum fiscalizar os recursos públicos federais que são tranferidos para Estados e municípios. Através dele é possível qualquer pessoa não apenas saber, por exemplo, o valor investido em determinada obra pública, quanto foi liberado, o endereço da obra e pode, ainda, caso a obra não esteja sendo realizada, denunciar o caso diretamente à Controladoria Geral da União, mantendo em segredo sua identidade. Trata-se de um instrumento muito avançado de controle social e prevenção à corrupção, mas que é pouco conhecido e pouco utilizado.

O Mini-Curso realizar-se-á no dia 16 de outubro próximo, na sala F2, Setor 1, das 8h30 às 12h. Estamos oferecendo 40 vagas e quem se interessar pode se inscrever enviando uma mensagem eletrônica para mim (o endereço é azevedoalessandro@hotmail.com).

A idéia é que iniciemos um movimento que redunde num Núcleo de Combate e Prevenção à Corrupção dentro da UFRN, que se organize na perspectiva de um amplo Projeto de Extensão em que os estudantes possam ministrar cursos dessa natureza em bairros e organizações sociais.

Alessandro Augusto de Azevêdo




DCE-UFRN