terça-feira, 7 de outubro de 2008

Caravana da UNE na UFRN: Saúde, Educação e Cultura

Por Giselle Costa, coordenadora do CAMPI da Saúde do DCE-UFRN

A Caravana da Saúde, Educação e Cultura, uma iniciativa da UNE em parceria com o Ministério da Saúde, está passando em 41 universidades de todos os estados país.

Após percorrer os estados que compõe a região sul, o ônibus segue em direção ao sudeste, nordeste, norte e, por fim, centro-oeste. O encerramento acontecerá em Brasília, na UnB, dia 27 de novembro de 2008.

A realização da Caravana é resultado dos debates da entidade nos seminários realizados com estudantes da área da saúde, no Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE e no Congresso Nacional de Estudantes da entidade.

Entre as atividades estão debates sobre educação, saúde, que abordará temas como violência no trânsito e alcoolismo; prevenção à Aids e às DST; políticas públicas para as mulheres e planejamento familiar; aborto, saúde pública, homofobia e drogas; além de atividades culturais, como apresentação de uma peça de teatro relacionada aos assuntos citados e um grupo circense.

O objetivo é incentivar a discussão sobre a necessidade de identificar e utilizar as questões de saúde como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, convocando estudantes e sociedade para refletir sobre o tema.

No dia 17 de outubro a Caravana estará em Natal, na UFRN. Na programação local há prioridade para os temas sobre direitos sexuais e reprodutivos e políticas públicas de saúde, dos quais faremos dois debates, além das apresentações culturais e filmes, durante todo o dia, utilizando os espaços do Centro de Convivência e Biblioteca Central.



DCE-UFRN
www.dce.ufrn.br