Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para a 8ª edição da SOI

A Simulação de Organizações Internacionais (SOI) abriu as inscrições para a 8ª edição. O evento, que acontecerá no SEBRAE-RN, de 15 a 19 de outubro, é um projeto modelo de fóruns de debates de organizações mundiais e faz parte do Programa de Extensão da UFRN. As inscrições podem ser feitas pelo site da SOI, por meio do sistema de pagamento por depósito ou transferência bancária. Promovido anualmente por estudantes do curso de Direito da UFRN, o projeto é pioneiro no norte-nordeste e avaliado como um dos melhores do país pelo caráter inovador que traz a cada nova edição.

Durante a SOI, estudantes representam seus países, simulando serem diplomatas, juízes, representantes do direito internacional, embaixadores ou expertos – inclusive vestindo-se como tais. Os estudantes de Comunicação Social, na habilitação de Jornalismo, simulam serem correspondentes internacionais que trabalham para importantes jornais e agências de notícias e os alunos da habilitação de Radialismo trabalham na produção das matérias e execução técnica do telejornal SOI News, exibido no encerramento do evento. Diariamente, circula o jornal impresso In Foco e são produzidos flashes de notícias sobre as principais discussões que se passam nos comitês.

Para a edição 2008, a simulação prepara 7 comitês temáticos, sendo eles, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável – CDS; a Comissão de Direito Internacional - CDI; a Comunidade para Desenvolvimento da África Austral – CDAA; a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN; o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos - SIDH; o Comitê de Imprensa, que tem a participação de alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Rádio e TV; e a Mini-SOI, voltada para estudantes do ensino médio, que nessa edição simulará a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Este ano, os estudantes debaterão temas que norteiam preocupações da agenda mundial como o papel da OTAN no gerenciamento de crises mundiais; a responsabilidade de cada Estado em relação à proteção diplomática; os problemas da África Austral para implementar uma zona de livre comércio ou para enfrentar o HIV; bem como participarão de um julgamento histórico no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos em uma ação movida contra o Estado brasileiro.

A Simulação de Organizações Internacionais é realizada desde 2001 e reúne universitários do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil de variados cursos que abordem o contexto internacional. Este ano, cerca de 300 estudantes participarão da simulação.

Para mais informações, consulte o site da SOI, no endereço www.soi.com.br, no qual contém ainda o manual do participante, o essencial código de vestimenta, dados sobre simulações anteriores e outros modelos de simulação.

Texto: Assessoria de Imprensa da SOI 2008

Contato: imprensasoi@gmail.com; Allynne Bezerra 8816.4479; Danielle Muniz 8855-9685.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…