Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para a 8ª edição da SOI

A Simulação de Organizações Internacionais (SOI) abriu as inscrições para a 8ª edição. O evento, que acontecerá no SEBRAE-RN, de 15 a 19 de outubro, é um projeto modelo de fóruns de debates de organizações mundiais e faz parte do Programa de Extensão da UFRN. As inscrições podem ser feitas pelo site da SOI, por meio do sistema de pagamento por depósito ou transferência bancária. Promovido anualmente por estudantes do curso de Direito da UFRN, o projeto é pioneiro no norte-nordeste e avaliado como um dos melhores do país pelo caráter inovador que traz a cada nova edição.

Durante a SOI, estudantes representam seus países, simulando serem diplomatas, juízes, representantes do direito internacional, embaixadores ou expertos – inclusive vestindo-se como tais. Os estudantes de Comunicação Social, na habilitação de Jornalismo, simulam serem correspondentes internacionais que trabalham para importantes jornais e agências de notícias e os alunos da habilitação de Radialismo trabalham na produção das matérias e execução técnica do telejornal SOI News, exibido no encerramento do evento. Diariamente, circula o jornal impresso In Foco e são produzidos flashes de notícias sobre as principais discussões que se passam nos comitês.

Para a edição 2008, a simulação prepara 7 comitês temáticos, sendo eles, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável – CDS; a Comissão de Direito Internacional - CDI; a Comunidade para Desenvolvimento da África Austral – CDAA; a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN; o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos - SIDH; o Comitê de Imprensa, que tem a participação de alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Rádio e TV; e a Mini-SOI, voltada para estudantes do ensino médio, que nessa edição simulará a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Este ano, os estudantes debaterão temas que norteiam preocupações da agenda mundial como o papel da OTAN no gerenciamento de crises mundiais; a responsabilidade de cada Estado em relação à proteção diplomática; os problemas da África Austral para implementar uma zona de livre comércio ou para enfrentar o HIV; bem como participarão de um julgamento histórico no Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos em uma ação movida contra o Estado brasileiro.

A Simulação de Organizações Internacionais é realizada desde 2001 e reúne universitários do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil de variados cursos que abordem o contexto internacional. Este ano, cerca de 300 estudantes participarão da simulação.

Para mais informações, consulte o site da SOI, no endereço www.soi.com.br, no qual contém ainda o manual do participante, o essencial código de vestimenta, dados sobre simulações anteriores e outros modelos de simulação.

Texto: Assessoria de Imprensa da SOI 2008

Contato: imprensasoi@gmail.com; Allynne Bezerra 8816.4479; Danielle Muniz 8855-9685.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.