Pular para o conteúdo principal

MAIO DE 68 - MAIO DE 2008

Acadêmicos refletem sobre Maio de 68

Estudantes promovem evento durante toda a semana para marcar os 40 anos do levante estudantil que trouxe significativas transformações sociais à humanidade.

Por Ellen Paes

O evento pretende provocar reflexões sobre os feitos de Maio de 68 em relação à realidade de 2008. A partir da tarde de hoje (26) até a próxima sexta (30), será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o evento Maio de 68 – Maio de 2008 Rupturas e Continuidades.

O evento marca os 40 anos da data, que simboliza grandes mobilizações políticas e sociais e que transformou a mentalidade das pessoas na época.

A sexualidade, por exemplo, teve em movimentos contraculturais como o hippie, a fomentação de discussões de gênero, que veio desencadear também o movimento feminista e a liberação sexual.

Uma das características essenciais da data é que as mobilizações foram protagonizadas, sobretudo, por estudantes franceses, e é por esse motivo que o evento é também organizado por estudantes.

De acordo com um dos idealizadores, o doutorando em Ciências Sociais Vantiê Clínio, maio de 68 marcou um levante estudantil que transformou a juventude, até então apática, em um importante ator político e social.

“A intenção é que os estudantes façam uma reflexão sobre todo o significado da década enquanto projeção e construção social e, a partir daí, façam uma transposição da dimensão humana sobre a necessidade de sonhar para continuar transformando a realidade em que vivemos.”

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Programação

Segunda-feira, 26

16h - Intervenções artísticas: zona autônoma temporária, setor de aulas II;

19h - Conversação "Juventude e Rebeldias: uma reciclagem da herança dos 60", com Vantiê Clínio, Pedagogo e Doutorando em Ciências Sociais (UFRN), no auditório B do CCHLA.

Terça-feira, 27

16h - "Maio de 68 e Maio de 2008 - Memórias Natalenses", no auditório B do CCHLA;

19h - Conferência: "Contracultura e anarquismo no Brasil da ditadura", com Rômulo Angélico, licenciado em História (UFRN), no auditório B do CCHLA.

Quarta-feira, 28

9h - Memórias das ocupações da reitoria da UFRN, no Consequinho, CCHLA;

16h - Cinema: A Chinesa, de Jean-Luc Godard, no setor de aulas II;

19h - Conferência: "Sexualidade e política: maio de 68 e depois...", com o Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho, no auditório B do CCHLA.

Quinta-feira, 29

16h - Lançamento dos livros "O Movimento Anarco-Punk", de Vantiê Clínio e "Lições insolentes: sobre adultos, intelectuais, universidade, moral (e outras cartas aos infantes)”, de Dada Unigo;

19h - Conferência: "Contracultura, política e maio de 68 no mundo", com o Prof. Dr. Luís Antonio Groppo (Unisal-SP), no anfiteatro B do CCET.

Sexta-feira, 30

15:30h - Mesa redonda: "Marxismo, Anarquismo e Rebeldias", no anfiteatro B do CCET;

Debatedores:

Edson Passetti (PUC-SP)
Rogério Humberto Nascimento (UFCG-PB)
Gabriel Vitullo (UFRN)
João Emanuel Evangelista (UFRN)

Mediador: Prof. Dr. Luís Antonio Groppo (Unisal-SP).

19:30h - Palestra de encerramento: "Drogas, música, sexo e juventude", com o Prof. Dr. Edson Passetti (PUC-SP), no auditório B do CCHLA;

22h – Encerramento Eletro Acústico, no setor I.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE