Pular para o conteúdo principal

MAIO DE 68 - MAIO DE 2008

Acadêmicos refletem sobre Maio de 68

Estudantes promovem evento durante toda a semana para marcar os 40 anos do levante estudantil que trouxe significativas transformações sociais à humanidade.

Por Ellen Paes

O evento pretende provocar reflexões sobre os feitos de Maio de 68 em relação à realidade de 2008. A partir da tarde de hoje (26) até a próxima sexta (30), será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o evento Maio de 68 – Maio de 2008 Rupturas e Continuidades.

O evento marca os 40 anos da data, que simboliza grandes mobilizações políticas e sociais e que transformou a mentalidade das pessoas na época.

A sexualidade, por exemplo, teve em movimentos contraculturais como o hippie, a fomentação de discussões de gênero, que veio desencadear também o movimento feminista e a liberação sexual.

Uma das características essenciais da data é que as mobilizações foram protagonizadas, sobretudo, por estudantes franceses, e é por esse motivo que o evento é também organizado por estudantes.

De acordo com um dos idealizadores, o doutorando em Ciências Sociais Vantiê Clínio, maio de 68 marcou um levante estudantil que transformou a juventude, até então apática, em um importante ator político e social.

“A intenção é que os estudantes façam uma reflexão sobre todo o significado da década enquanto projeção e construção social e, a partir daí, façam uma transposição da dimensão humana sobre a necessidade de sonhar para continuar transformando a realidade em que vivemos.”

O evento é gratuito e aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Programação

Segunda-feira, 26

16h - Intervenções artísticas: zona autônoma temporária, setor de aulas II;

19h - Conversação "Juventude e Rebeldias: uma reciclagem da herança dos 60", com Vantiê Clínio, Pedagogo e Doutorando em Ciências Sociais (UFRN), no auditório B do CCHLA.

Terça-feira, 27

16h - "Maio de 68 e Maio de 2008 - Memórias Natalenses", no auditório B do CCHLA;

19h - Conferência: "Contracultura e anarquismo no Brasil da ditadura", com Rômulo Angélico, licenciado em História (UFRN), no auditório B do CCHLA.

Quarta-feira, 28

9h - Memórias das ocupações da reitoria da UFRN, no Consequinho, CCHLA;

16h - Cinema: A Chinesa, de Jean-Luc Godard, no setor de aulas II;

19h - Conferência: "Sexualidade e política: maio de 68 e depois...", com o Prof. Dr. Alípio de Sousa Filho, no auditório B do CCHLA.

Quinta-feira, 29

16h - Lançamento dos livros "O Movimento Anarco-Punk", de Vantiê Clínio e "Lições insolentes: sobre adultos, intelectuais, universidade, moral (e outras cartas aos infantes)”, de Dada Unigo;

19h - Conferência: "Contracultura, política e maio de 68 no mundo", com o Prof. Dr. Luís Antonio Groppo (Unisal-SP), no anfiteatro B do CCET.

Sexta-feira, 30

15:30h - Mesa redonda: "Marxismo, Anarquismo e Rebeldias", no anfiteatro B do CCET;

Debatedores:

Edson Passetti (PUC-SP)
Rogério Humberto Nascimento (UFCG-PB)
Gabriel Vitullo (UFRN)
João Emanuel Evangelista (UFRN)

Mediador: Prof. Dr. Luís Antonio Groppo (Unisal-SP).

19:30h - Palestra de encerramento: "Drogas, música, sexo e juventude", com o Prof. Dr. Edson Passetti (PUC-SP), no auditório B do CCHLA;

22h – Encerramento Eletro Acústico, no setor I.

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem li

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq

Carteira de Estudante 2012

O DCE informa que já está fazendo a carteira de estudante 2012.  Para fazer a sua basta vir a sede do DCE no setor I da UFRN,  com o número da sua matrícula e o preço de custo (R$ 5,00). O DCE fica aberto das 08 às 20h direto.  Você tira a foto e recebe a carteira na hora.