Pular para o conteúdo principal

CUT REALIZA ATOS EM TODO O PAÍS

No dia 28 de maio a classe trabalhadora volta às ruas em mais um Dia Nacional de Mobilização e Luta! Em todos os estados do Brasil, trabalhadores e trabalhadoras representando os mais diversos ramos e categorias estarão mobilizados em atos públicos, paralisações e passeatas em defesa da Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário e pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Nesta terça-feira (27), véspera da atividade, a CUT e as demais centrais sindicais realizam uma grande panfletagem nacional, como forma de divulgar para a população a pauta do dia 28 de maio, que reivindica medidas que representam melhorias efetivas nas relações de trabalho de milhões de homens e mulheres.
Segundo fala do presidente Artur Henrique, durante reunião da Executiva Nacional da CNM-CUT, a redução da jornada e a ratificação das Convenções 151 e 158 são temas prioritários da agenda, mas o desafio também é continuar a luta pela pauta ampliada. "Ficamos a década de 90 correndo atrás do prejuízo, tentando praticar uma política de resistência, mas agora vivemos em uma outra realidade econômica. Por isso voltaram com muita força temas como saúde e segurança no trabalho, a questão da previdência social e a reabilitação profissional, além do debate sobre o fim do fator previdenciário, saúde e segurança, organização no local de trabalho e direitos sindicais. Quando você tem inflação e desemprego não é possível negociar, mas com crescimento econômico e reajustes acima da inflação, a situação é muito mais favorável para abordarmos estes temas nas negociações", comentou.
Campanha Unificada
A Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários, encabeçada pela CUT e demais centrais sindicais ganhou oficialmente as ruas no dia 11 de fevereiro, com atos para coleta de assinaturas em várias cidades do país, pela aprovação da PEC 393/01 - que reduz a jornada de trabalho e aumenta o percentual das horas extras. A ratificação das Convenções 151 e 158 também estão na pauta da campanha unificada das centrais.
Redução da Jornada de Trabalho: de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar.
Ratificação da Convenção 151: estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações.
Ratificação da Convenção 158: coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador.
No dia 28 de maio, participe conosco de mais esta luta em busca de avanços para a classe trabalhadora!
Fonte: www.cut.org.br
Em Natal não é diferente
A campanha nacional tem repercusão em Natal, onde o Diretório Central dos Estudantes da UFRN foi convidado a participar de uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade. As concentrações serão realizadas simultaneamente em frente a FETARN (rua Apodi) e em frente ao Sindicato dos Rodoviários. O ponto de encontro será em frente ao SINTE/RN, na avenida Rio Branco. Ainda está previsto um ato público às 17hs, no calçadão da rua João Pessoa.
Como se trata de um movimento democrático e plural, somam-se às pautas nacionais questões locais que estão no centro das discussões dos movimentos sociais, como é o caso da discussão acerca da implementação da Bilhetagem Eletrônica e a busca por resultados da Operação Impacto, que investiga a venda de votos na Câmara Municipal durante a votação do Plano Diretor de Natal.
Participe da caminhada! Exerça sua cidadania!

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE