Pular para o conteúdo principal

CUT REALIZA ATOS EM TODO O PAÍS

No dia 28 de maio a classe trabalhadora volta às ruas em mais um Dia Nacional de Mobilização e Luta! Em todos os estados do Brasil, trabalhadores e trabalhadoras representando os mais diversos ramos e categorias estarão mobilizados em atos públicos, paralisações e passeatas em defesa da Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário e pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Nesta terça-feira (27), véspera da atividade, a CUT e as demais centrais sindicais realizam uma grande panfletagem nacional, como forma de divulgar para a população a pauta do dia 28 de maio, que reivindica medidas que representam melhorias efetivas nas relações de trabalho de milhões de homens e mulheres.
Segundo fala do presidente Artur Henrique, durante reunião da Executiva Nacional da CNM-CUT, a redução da jornada e a ratificação das Convenções 151 e 158 são temas prioritários da agenda, mas o desafio também é continuar a luta pela pauta ampliada. "Ficamos a década de 90 correndo atrás do prejuízo, tentando praticar uma política de resistência, mas agora vivemos em uma outra realidade econômica. Por isso voltaram com muita força temas como saúde e segurança no trabalho, a questão da previdência social e a reabilitação profissional, além do debate sobre o fim do fator previdenciário, saúde e segurança, organização no local de trabalho e direitos sindicais. Quando você tem inflação e desemprego não é possível negociar, mas com crescimento econômico e reajustes acima da inflação, a situação é muito mais favorável para abordarmos estes temas nas negociações", comentou.
Campanha Unificada
A Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários, encabeçada pela CUT e demais centrais sindicais ganhou oficialmente as ruas no dia 11 de fevereiro, com atos para coleta de assinaturas em várias cidades do país, pela aprovação da PEC 393/01 - que reduz a jornada de trabalho e aumenta o percentual das horas extras. A ratificação das Convenções 151 e 158 também estão na pauta da campanha unificada das centrais.
Redução da Jornada de Trabalho: de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar.
Ratificação da Convenção 151: estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações.
Ratificação da Convenção 158: coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador.
No dia 28 de maio, participe conosco de mais esta luta em busca de avanços para a classe trabalhadora!
Fonte: www.cut.org.br
Em Natal não é diferente
A campanha nacional tem repercusão em Natal, onde o Diretório Central dos Estudantes da UFRN foi convidado a participar de uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade. As concentrações serão realizadas simultaneamente em frente a FETARN (rua Apodi) e em frente ao Sindicato dos Rodoviários. O ponto de encontro será em frente ao SINTE/RN, na avenida Rio Branco. Ainda está previsto um ato público às 17hs, no calçadão da rua João Pessoa.
Como se trata de um movimento democrático e plural, somam-se às pautas nacionais questões locais que estão no centro das discussões dos movimentos sociais, como é o caso da discussão acerca da implementação da Bilhetagem Eletrônica e a busca por resultados da Operação Impacto, que investiga a venda de votos na Câmara Municipal durante a votação do Plano Diretor de Natal.
Participe da caminhada! Exerça sua cidadania!

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…