quarta-feira, 28 de maio de 2008

CMP CONVOCA ATO PELA REFORMA URBANA

Antes de mais nada queremos apresentar o FÓRUM NACIONAL DE REFORMA URBANA, que envolve diversas organizações brasileiras na luta por cidades melhores. Mas o que seriam cidades melhores?
Os princípios fundamentais do FÓRUM NACIONAL dimensiona bem o caráter do movimento:
* Direito à Cidade e à Cidadania, entendida como a participação dos habitantes das cidades na condução de seus destinos. Inclui o direito à terra, aos meios de subsistência, à moradia, ao saneamento ambiental, à saúde, à educação, ao transporte público, à alimentação, ao trabalho, ao lazer e à informação. Inclui o respeito as minorias, a pluralidade étnica, sexual e cultural e ao usufruto de um espaço culturalmente rico e diversificado, sem distinções de gênero, etnia, raça, linguagem e crenças.
* Gestão Democrática da Cidade, entendida como a forma de planejar, produzir, operar e governar as cidades submetida ao controle social e a participação da sociedade civil.
* Função Social da Cidade e da Propriedade, como prevalência do interesse comum sobre o direito individual de propriedade. É o uso socialmente justo do espaço urbano para que os cidadãos se apropriem do território, democratizando seus espaços de poder, de produção e de cultura dentro de parâmetros de justiça social e da criação de condições ambientalmente sustentáveis.
É justamente na luta pela reforma urbana em nossa cidade que a CMP - Central de Movimentos Populares - convoca um ato público, a ser realizado dia 30 de maio (sexta-feira), às 09hs, à frente da Prefeitura Municipal de Natal.
Durante a votação do Plano Diretor de nossa cidade muitos vereadores venderam seus votos e violaram direitos básicos do cidadão, como o direito à água e consequentemente o direito à saúde. Vamos à luta! O silêncio da sociedade acomoda a corrupção...