quinta-feira, 22 de maio de 2008

CEB DEFINE LUTAR CONTRA O BAC

O projeto político-pedagógico do BAC (Bacharelado em Ciência e Tecnologia), novo curso inserido no projeto de reestruturação e expansão da UFRN, prevê a diplomação após três anos, a formação de um mero generalista e o estudo de disciplinas que em muitos casos sequer serão utilizadas no futuro profissional.
Todo e qualquer projeto político-pedagógico é aprovado ou não no CONSEPE - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto do BAC será votado no CONSEPE próxima terça-feira (27 de maio), às 09hs, na sala dos colegiados da reitoria. A direção do DCE já havia se posicionado contra o projeto, mas nosso posicionamento foi fortalecido em decisão unânime do Conselho de Entidades de Base, que deliberou pela presença maciça dos estudantes na Sala dos Colegiados da Reitoria, no dia da votação no CONSEPE, para lutarmos contra o projeto proposto.
O principal argumento é simples: não aceitamos a formação intermediária para atender uma demanda do mercado. Entendemos que não é papel da universidade formar... Formar o quê mesmo? Ah, um generalista...
Os Centros Acadêmicos, junto aos representantes do DCE, devem estar passando em sala segunda-feira (26 de maio), para explicar o posicionamento do CEB e convidar os estudantes ao CONSEPE, no qual será aprovado ou não o projeto do BAC. A aprovação representaria a precarização do Ensino Superior, a submissão da universidade ao mercado. A reprovação representaria mais uma vitória dos estudantes na luta pela expansão qualificada do ensino, portanto, vamos à luta!
Contatos: 3215 3325 ou sonhosquepodemoster@gmail.com
"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade" (Raul Seixas)