Pular para o conteúdo principal

Cotas com recortes étnico-raciais são aprovadas

Terça-feira (01 de julho) foi um dia alegre para a autora do PL 546/07, a senadora Ideli Salvatti. O projeto de lei que destina no mínimo 50% das vagas das universidades federais e das instituições públicas de educação profissional e tecnológica aos estudantes que cursaram integralmente o ensino básico em escolas públicas foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
O projeto prevê ainda o recorte étnico-racial, proporcional à presença de negros e índios na população da unidade federativa onde for instalada a instituição de ensino. Portadores de deficiência, de acordo com emenda apresentada pelo senador Paulo Paim, terão acesso às vagas independente da procedência escolar.
Entretanto, o PL foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Educação, o que significa dizer que nove senadores podem assinar um recurso e submetê-lo à votação no plenário do Senado, caso contrário segue diretamente para a Câmara dos Deputados, onde pode ser sancionado, promulgado ou arquivado.
O fato gerou polêmica na mídia. O apresentador do Jornal da Globo, William Waack, questionou se o investimento na educação básica não seria uma alternativa mais interessante. No mesmo programa, o ex-ministro da educação Paulo Renato, ao ser entrevistado, defendeu que dentro dos 50%, metade das vagas fossem destinadas para alunos oriundos de famílias com renda de até três salários mínimos, afirmando que a alteração contemplaria os mais pobres e, consequentemente, os negros, os pardos e os brancos pobres.
Mas será que os mais pobres recebem algo em torno de três salários mínimos? Será que os mais pobres têm carteira assinada e comprovação de renda? Será que Paulo Renato, atualmente deputado, defende realmente a reserva de vagas para estudantes de escola pública?
É papel do movimento estudantil debater o tema e produzir uma proposta, de forma que possamos pressionar o Senado e a Câmara dos Deputados no sentido de recebê-la e aprová-la. É papel do movimento estudantil e de todos os movimentos sociais pressionar o governo para ampliar os investimentos na área da educação, pois não podemos permitir que nossas reivindicações se transformem em argumentos da direita contra ações afirmativas.
Ações afirmativas são temporárias, mas nossa luta é permanente.
Bruno Costa - Estudante de Letras

Postagens mais visitadas deste blog

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar!                 O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro” , na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox .                 A última licitação para presta...

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS AO PROCESSO DE TIRAGEM DE DELEGADOS DA UFRN AO CONUEE

O DCE UFRN, no uso de suas atribuições, traz a público a homologação das Chapas de Delegados concorrentes para o Processo de tiragem de Delegados da UFRN ao CONUEE. Assim, abre-se o prazo para recursos, nos termos do Edital. HOMOLOGAÇÃO DE CHAPAS APTAS A CAMPANHA DE DELEGADOS AO CONUEE CHAPA 1 - UNIVERSIDADE NAO SE VENDE, SE DEFENDE! 1 ACTON ALVES DE OLIVEIRA 2 ADJANILSON JADSON LEMOS VITORIANO 3 Aelton Silva Araújo 4 AGUIBERTO CÂNDIDO DA SILVA FILHO 5 AIRTON MATEUS DANTAS ANDRADE 6 Alan Ferreira da silva 7 ALANA MILENA DOS SANTOS GOMES 8 ALANA TAMIRES FERNANDES DE SOUZA 9 ALBERIONE IZIDIO DANTAS 10 Alda Mariana Marino Carneiro Campelo 11 Alexandre Augusto de Jesus Antas 12 ALICE MEDEIROS DE SOUZA 13 ALICIA DE LIMA LUDOVICO 14 ALINE DA COSTA SILVA 15 Aline Daiane de Medeiros 16 Allane Rafaela Brito Dantas de Araújo 17 ALVARO ANDRIELLYS DE BRITO ALVES 18 Amanda Freire de Albuq...

Trilhas Potiguares assina convênio com municípios do RN

O Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou contrato com os municípios participantes da edição de 2014 do programa de extensão, na manhã desta sexta-feira, 28, na sala de reuniões da Reitoria. As atividades do Trilhas Potiguares acontecerão de 25 de junho a 2 de julho, em 11 municípios do Rio Grande do Norte. A reitora Ângela Paiva Cruz falou sobre a importância do programa como instrumento de promoção da justiça social. “O programa é uma das nossas extensões mais importantes, porque procura solucionar os problemas da comunidade, além de ser uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam na academia. Dessa forma, a função da Universidade está sendo cumprida, auxiliando na redução das desigualdades sociais”. O pró-reitor de Extensão (PROEX), Edmilson Lopes Júnior, explicou que o Trilhas auxilia no estreitamento da relação entre a UFRN e os municípios e agrega alunos, professores e técnico-administrativos de diversas áreas do conhecime...