Pular para o conteúdo principal

DCE-UFRN cobra resposta imediata de algumas questões à SEMOB e ao SETURN.

Reunião na SEMOB, com representantes do DCE,
SEMOB, SETURN, CAENE e Superintendência de
infraestrutura da UFRN.

Na tarde de ontem (28.02) coordenadores do DCE-UFRN reuniram-se com representantes da SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), do SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município
do Natal), da superintendência de Infraestrutura da UFRN e da CAENE (Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais). As principais reivindicações que o DCE levou para a reunião foram: a volta imediata das linhas 48 e 66 e o descumprimento por parte das empresas de ônibus em colocar o segundo veículo com acessibilidade na linha Circular Campus.

Os Coordenadores do DCE alegaram que a retirada das linhas 48 e 66 do Campus acarretou numa maior superlotação da linha circular, pois essas linhas eram muito utilizada por estudantes da UFRN, por isso então foi solicitada a volta destas linhas. O DCE-UFRN entregou um documento à SEMOB solicitando formalmente a volta imediata do antigo percurso das linhas 48 e 66. 

A resposta dada pela SEMOB foi de que as duas linhas (48 e 66) não foram retiradas definitivamente de circulação e sim, a mesma está passando por fase de estudos, podendo elas voltarem ou não a passar pelo Campus. Foi alegado pela SEMOB que o período ainda é de transição, afinal a nova gestão só tomou posse há dois meses e, também, que o sistema de transportes de Natal sofreu certo abalo pela falência de uma importante empresa do setor.

Foi questionado por parte dos integrantes do DCE, o motivo do descumprimento do acordo firmado entre as entidades, o qual consta que dois circulares teriam que ser acessíveis (adaptados para portadores de necessidades especiais) e não apenas um como foi constatado pelo DCE e, também, pela SEMOB. A Secretaria reconheceu que deveriam estar rodando dois circulares acessíveis e prometeu regularizar isso o mais rápido possível, contatando a empresa responsável pelo segundo circular adaptado.

Representante da CAENE fala sobre problemas vividos
por portadores de necessidades especiais no sistema
de transporte público.
O representante da CAENE explicou que é, realmente, de suma importância a implantação do segundo circular acessível, porém que isso não resolveria o problema dos portadores de necessidades especiais, pois segundo ele, a superlotação nos horários de pico impede que mesmo em um circular adaptado o cadeirante consiga adentrar e seguir viagem no ônibus.

Também foi abordada pelo DCE a falta do número do disque denúncia nos flyers e posters de divulgação dos novos circulares (como constava no acordo), a SEMOB reconheceu a falha e prometeu mandar rodar mais uma remessa de material, dessa vez contendo o número para que qualquer estudante possa ligar para fazer alguma crítica ou denúncia.

O RN TV 1ª edição de hoje, fez uma reportagem pautando a dificuldade que é, ir e voltar para a nossa universidade atualmente, a coordenadora geral do DCE, Danyelle Guedes foi entrevistada. Você pode assistir a reportagem através clicando AQUI.

Segue digitalizado a solicitação que foi entregue à SEMOB para a volta do antigo itinerário das linhas 48 e 66:



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…