Pular para o conteúdo principal

DCE-UFRN cobra resposta imediata de algumas questões à SEMOB e ao SETURN.

Reunião na SEMOB, com representantes do DCE,
SEMOB, SETURN, CAENE e Superintendência de
infraestrutura da UFRN.

Na tarde de ontem (28.02) coordenadores do DCE-UFRN reuniram-se com representantes da SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), do SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município
do Natal), da superintendência de Infraestrutura da UFRN e da CAENE (Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais). As principais reivindicações que o DCE levou para a reunião foram: a volta imediata das linhas 48 e 66 e o descumprimento por parte das empresas de ônibus em colocar o segundo veículo com acessibilidade na linha Circular Campus.

Os Coordenadores do DCE alegaram que a retirada das linhas 48 e 66 do Campus acarretou numa maior superlotação da linha circular, pois essas linhas eram muito utilizada por estudantes da UFRN, por isso então foi solicitada a volta destas linhas. O DCE-UFRN entregou um documento à SEMOB solicitando formalmente a volta imediata do antigo percurso das linhas 48 e 66. 

A resposta dada pela SEMOB foi de que as duas linhas (48 e 66) não foram retiradas definitivamente de circulação e sim, a mesma está passando por fase de estudos, podendo elas voltarem ou não a passar pelo Campus. Foi alegado pela SEMOB que o período ainda é de transição, afinal a nova gestão só tomou posse há dois meses e, também, que o sistema de transportes de Natal sofreu certo abalo pela falência de uma importante empresa do setor.

Foi questionado por parte dos integrantes do DCE, o motivo do descumprimento do acordo firmado entre as entidades, o qual consta que dois circulares teriam que ser acessíveis (adaptados para portadores de necessidades especiais) e não apenas um como foi constatado pelo DCE e, também, pela SEMOB. A Secretaria reconheceu que deveriam estar rodando dois circulares acessíveis e prometeu regularizar isso o mais rápido possível, contatando a empresa responsável pelo segundo circular adaptado.

Representante da CAENE fala sobre problemas vividos
por portadores de necessidades especiais no sistema
de transporte público.
O representante da CAENE explicou que é, realmente, de suma importância a implantação do segundo circular acessível, porém que isso não resolveria o problema dos portadores de necessidades especiais, pois segundo ele, a superlotação nos horários de pico impede que mesmo em um circular adaptado o cadeirante consiga adentrar e seguir viagem no ônibus.

Também foi abordada pelo DCE a falta do número do disque denúncia nos flyers e posters de divulgação dos novos circulares (como constava no acordo), a SEMOB reconheceu a falha e prometeu mandar rodar mais uma remessa de material, dessa vez contendo o número para que qualquer estudante possa ligar para fazer alguma crítica ou denúncia.

O RN TV 1ª edição de hoje, fez uma reportagem pautando a dificuldade que é, ir e voltar para a nossa universidade atualmente, a coordenadora geral do DCE, Danyelle Guedes foi entrevistada. Você pode assistir a reportagem através clicando AQUI.

Segue digitalizado a solicitação que foi entregue à SEMOB para a volta do antigo itinerário das linhas 48 e 66:



Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE