quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UFRN sedia Congresso Paralímpico e Paradesportivo Internacional

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia até o dia 10 de novembro, o III Congresso Paralímpico Brasileiro e o II Congresso Paradesportivo Internacional, com cursos e minicursos, exposição de banners, mesas-redondas e conferências.   

O evento está em seu 4º dia e ocorre na UFRN e no Centro de Eventos do PraiaMar Hotel, com uma programação que envolve palestras, oficinas e treinamento prático em diversas modalidades do paradesporto. 

As atividades tiveram início nessa segunda-feira, dia 5, com cursos pré-congresso, nas áreas de Formação de Treinadores em Halterofilismo, Atletismo e Natação Paralímpicos, além de curso de Redação de Artigos Científicos na área.

Os minicursos acontecem entre 9h e 12h, nos Departamentos de Educação Física e Enfermagem e nos Ginásios 1 e 2. O número de inscritos varia entre 40 e 80 pessoas em cada curso, sendo em sua maioria, professores, preparadores e até estudantes da área de Educação Física, que pretendem trabalhar com paratletas.

Em alguns dos cursos, os inscritos têm a oportunidade de movimentar-se em cadeiras de rodas e executar exercícios e movimentações que os ajudem entender as necessidades dos paratletas. 

Nesta quinta-feira, o evento recebe os participantes no PraiaMar Hotel para discutirem a mesa-redonda sobre Classificação Funcional baseada em Evidências e a Conferência “Os Jogos Paralímpicos pós Londres e os desafios para o Rio 2016”.

O evento se desenvolve como uma das primeiras ações de preparação do Brasil para receber a Paralimpíada no Rio de Janeiro em 2016, com apresentação da proposta de sua infraestrutura além de conferências de retrospectiva e avaliação das Olimpíadas de Londres.

O objetivo é discutir, promover e incentivar a produção do conhecimento científico sobre o esporte paralímpico, assim como capacitar profissionais para atuarem na área.

O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com o Departamento de Educação Física da UFRN e conta com a participação do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
Sexta-feira, 9, segue uma programação completa com a Conferência “Rio 2016” e outras cinco mesas-redondas, no PraiaMar Hotel, a partir das 9h.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site http://www.cpb.org.br/congresso/index.php .