Pular para o conteúdo principal

UFRN sedia Congresso Paralímpico e Paradesportivo Internacional

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia até o dia 10 de novembro, o III Congresso Paralímpico Brasileiro e o II Congresso Paradesportivo Internacional, com cursos e minicursos, exposição de banners, mesas-redondas e conferências.   

O evento está em seu 4º dia e ocorre na UFRN e no Centro de Eventos do PraiaMar Hotel, com uma programação que envolve palestras, oficinas e treinamento prático em diversas modalidades do paradesporto. 

As atividades tiveram início nessa segunda-feira, dia 5, com cursos pré-congresso, nas áreas de Formação de Treinadores em Halterofilismo, Atletismo e Natação Paralímpicos, além de curso de Redação de Artigos Científicos na área.

Os minicursos acontecem entre 9h e 12h, nos Departamentos de Educação Física e Enfermagem e nos Ginásios 1 e 2. O número de inscritos varia entre 40 e 80 pessoas em cada curso, sendo em sua maioria, professores, preparadores e até estudantes da área de Educação Física, que pretendem trabalhar com paratletas.

Em alguns dos cursos, os inscritos têm a oportunidade de movimentar-se em cadeiras de rodas e executar exercícios e movimentações que os ajudem entender as necessidades dos paratletas. 

Nesta quinta-feira, o evento recebe os participantes no PraiaMar Hotel para discutirem a mesa-redonda sobre Classificação Funcional baseada em Evidências e a Conferência “Os Jogos Paralímpicos pós Londres e os desafios para o Rio 2016”.

O evento se desenvolve como uma das primeiras ações de preparação do Brasil para receber a Paralimpíada no Rio de Janeiro em 2016, com apresentação da proposta de sua infraestrutura além de conferências de retrospectiva e avaliação das Olimpíadas de Londres.

O objetivo é discutir, promover e incentivar a produção do conhecimento científico sobre o esporte paralímpico, assim como capacitar profissionais para atuarem na área.

O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com o Departamento de Educação Física da UFRN e conta com a participação do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
Sexta-feira, 9, segue uma programação completa com a Conferência “Rio 2016” e outras cinco mesas-redondas, no PraiaMar Hotel, a partir das 9h.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site http://www.cpb.org.br/congresso/index.php .

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…