terça-feira, 2 de outubro de 2012

UFRN oferece curso de capacitação em fissuras labiopalatinas


Encontram-se abertas as inscrições para o 4° Curso de Educação Continuada em Anomalias e Deformidades Craniomaxilofaciais Fissuras Labiopalatinas-2012. O curso, que é oferecido pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e pelo Hospital de Pediatria da UFRN, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, recebe inscrições até o preenchimento das 100 vagas disponíveis.

O objetivo é capacitar profissionais da área da saúde no atendimento a pacientes que sofrem de fissuras palatinas, além de estimular as pesquisas sobre o tema. O evento é direcionado principalmente a cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos e cirurgiões plásticos, mas é recomendável também a psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e demais profissionais de áreas afins, respeitando o perfil multiprofissional do curso.

De acordo com o coordenador da atividade, Stênio Medeiros, a causa da anomalia pode ser genética ou multifatorial, ou seja, ligada a condições desconhecidas. “Com mais profissionais capacitados na área, as pesquisas poderão ser ampliadas”, acredita. A proposta é preparar os profissionais para a futura instalação da primeira Unidade Assistencial de Alta Complexidade no atendimento a fissurados do estado, de responsabilidade da UFRN.