A marca de cosméticos Lush cedeu
a vitrine de sua loja na rua Regent Street, em Londres, para uma
campanha contra produtos testados em animais. A empresa, que é conhecida
por seu posicionamento ecológico e sustentável, organizou um “protesto”
em parceria com a Humane Society International
bastante chocante. Uma voluntária de 24 anos se submeteu a diversas
práticas comuns em laboratórios de testes de produtos em animais ali, em
uma das mais movimentadas ruas da capital britânica
A estudante de Oxford, Jacqueline Traide, permaneceu 10 horas na
vitrine da loja. Ela foi forçada a comer, recebeu injeções, foi cobaia
de testes de líquidos e cremes, teve seu cabelo raspado e sua boca
esticada ao máximo por um aparelho de metal. “Espero plantar uma semente
de consciência nas pessoas, para que elas realmente comecem a pensar
sobre como os produtos são produzidos antes de comprá-los”, disse ela,
que permaneceu muda durante todo o protesto.
O protesto chamou bastante atenção de quem passava. Centenas de pessoas ficaram chocadas ao assistir à sessão de “tortura”, segundo reportagem do tabloide britânico "Daily Mail". “O irônico é que se fosse um cachorro na vitrine e nós estivéssemos fazendo todas essas coisas com ele, em poucos minutos teríamos a polícia e a Organização Protetora dos Animais aqui”, disse o gerente de campanha da Lush, Tmsin Omond.
Ela disse ainda que é “moralmente impensável” que as empresas de cosméticos continuem a lucrar a partir do sofrimento de outros seres e concluiu: “não existe nenhuma justificativa para submeter os animais à dor por causa da produção de batons e sombras”.