sábado, 5 de maio de 2012

Estudantes do Curso de Direito conquistam Menção Honrosa na Paraíba

Os alunos Cássio Oliveira dos Passos e Felipe Veras Soares, do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ganharam menção honrosa na participação de destaque na IV edição do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A atividade é similar ao evento Simulação de Organização Internacional (SOI) realizado pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O projeto MUNDI é realizado pelos alunos do curso de Relações Internacionais da UEPB. Nesta edição, o projeto foi voltado para temas do Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e G-20. Temas de relevância, como a questão dos refugiados do Pós-Primavera Árabe, foram mencionados pelo aluno Felipe Veras Soares.


A dinâmica do evento baseia-se na simulação de organizações internacionais onde as duplas ou grupos representam a função governamental de um determinado Estado. A dupla de alunos de Direito representaou desta vez a delegação da República Italiana no ACNUR. Eles conseguiram encontrar resoluções de assuntos em pauta e por isso obtiveram a menção honrosa.

A realização do evento ocorreu em João Pessoa entre os dias 10 e 14 de abril e contou com a participação numerosa de alunos da UFRN. Foram quatro dias de debates, estudos e discussões relacionados a temas de relevância da política internacional.

Ambos os graduandos em Direito, Cássio Oliveira dos Passos e Felipe Veras Soares, são diretores acadêmicos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente na XII Simulação das Organizações Internacionais.