segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESCAMBO CENTRAL - Dia 13 de Maio

O Escambo Central é uma proposta de evento com periodicidade mensal que tem como foco estimular a economia criativa entre jovens produtores. A economia criativa segundo o autor inglês John Howkins no livro “The Creative Economy”, publicado em 2001, são atividades na quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

O evento é caracterizado por uma feira onde é aberto espaço para montagem de banquinhas, meio pelo quais os produtores independentes distribuem suas produções, apresentando ao público seus trabalhos criativos e negociando em trocas e em moeda corrente.

No Escambo Central existe uma predominância das negociações em trocas, portanto, toda banquinha deve reservar certo número de produtos para este tipo de negociação, pois é nesta ideia que se mantém o projeto. Assim produtores e consumidores articulam-se, apresentam seus trabalhos, possibilitam o consumo do mesmo e divulga sua marca, a fim de promover futuras negociações em moedas, recurso necessário para capital.

Além da feira, o evento abriga um projeto musical denominado “Palco Central”, que propõe atrações musicais autorais e locais. Artistas se apresentam em formato poket show, apresentações de curta duração, expõe seus trabalhos e formam público, que muitas vezes desconhecem os artistas, pois estes não tem espaço na mídia e no circuito. 

Fique por dentro: