Pular para o conteúdo principal

Congresso pressiona por aumento da bolsa de pesquisa

Pressionar pelo aumento das bolsas de pesquisa no país, sem reajuste há quase quatro anos, o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos está mobilizando estudantes da pós-graduação em todas as atividades do evento, que começou na quinta (3) e vai até o domingo (6). Para a presidente Elisangela Lizardo, da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que promove o congresso, “sem a valorização dos pós-graduandos o desenvolvimento da ciência no Brasil não se efetivará plenamente”.

"O congresso, além de reunir e discutir os rumos da Pesquisa, Ciência e Tecnologia, também é um espaço para os cientistas botarem a boca no trombone e contar qual é a realidade do pesquisador brasileiro hoje", completou Elisangela. Atualmente, quem quiser se dedicar à pesquisa acadêmica recebe uma bolsa de R$ 1.200 (para mestrado) e R$ 1.800 (doutorado).

A presidente da ANPG, que mantém uma forte campanha pelo aumento das bolsas de pesquisa, reforça que o reajuste das bolsas permeia todas as discussões do evento e promove questionamentos sobre quais os desafios da pesquisa acadêmica brasileira.


Nesta sexta-feira (4), um dos destaques da programação é justamente um debate, às 09h30, sobre "Pesquisa e Pós-graduação: desafios para a construção de uma universidade sem fronteiras", com a participação de Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Gustavo Balduino, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).


Até o final do congresso, estima-se que cerca de mil pesquisadores passarão pela Universiade Federal de São Paulo (Unifesp), onde ocorre.

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);