Pular para o conteúdo principal

Centro de Biociências da UFRN realiza Simpósio Brasileiro em Bioinformática



O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o I Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bioinformática (I-SBEPEB), de 2 a 4 de agosto, no auditório Professor Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN.

O evento pretende iniciar um processo de discussão, de caráter nacional, em favor de um novo cidadão, com melhor preparo para os seus futuros desafios, explorando e utilizando a bioinformática para o progresso do Brasil.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é uma das pioneiras no ensino do Componente Curricular Bioinformática para o curso de Biomedicina (obrigatório) do Centro de Biociências (CB), oportunizando uma contribuição importante à formação do Biomédico à luz dos novos conhecimentos das Ciências Ômicas.

Ao mesmo tempo, as ferramentas bioinformáticas podem ser utilizadas como tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o melhoramento da qualidade do processo de ensino, particularmente relacionado à genética e às Ciências Ômicas.

O Simpósio incluirá palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e minicursos nos quais se pretende, de acordo com os organizadores, discutir a importância da bioinformática segundo algumas perspectivas, como a introdução da disciplina no ensino dos cursos de nível médio, graduação e pós‐graduação; na formação de recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento na graduação e pós‐graduação e sua utilização como ferramenta de inclusão digital e de extensão universitária.

Além disso, discutir sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da bioinformática no ensino presencial e/ou à distância.

Esse evento é organizado pelos Departamentos de Biofísica e Farmacologia (DBF), Microbiologia e Parasitologia (DMP), Biologia Celular e Genética (DBG) e de Bioquímica (DBQ), do Centro de Biociências (CB) da UFRN com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa (PROPESQ), de Extensão (PROEX) e da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).

O Simpósio ainda tem o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).

Mais informações e inscrições pelo endereço eletrônico: http://www.cb.ufrn.br/simpbioinfobr/ ou pelo e-mail: simpbioinfobr@cb.ufrn.br

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE