terça-feira, 15 de maio de 2012

Centro de Biociências da UFRN realiza Simpósio Brasileiro em Bioinformática



O Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o I Simpósio Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bioinformática (I-SBEPEB), de 2 a 4 de agosto, no auditório Professor Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN.

O evento pretende iniciar um processo de discussão, de caráter nacional, em favor de um novo cidadão, com melhor preparo para os seus futuros desafios, explorando e utilizando a bioinformática para o progresso do Brasil.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é uma das pioneiras no ensino do Componente Curricular Bioinformática para o curso de Biomedicina (obrigatório) do Centro de Biociências (CB), oportunizando uma contribuição importante à formação do Biomédico à luz dos novos conhecimentos das Ciências Ômicas.

Ao mesmo tempo, as ferramentas bioinformáticas podem ser utilizadas como tecnologias de informação e comunicação (TICs) para o melhoramento da qualidade do processo de ensino, particularmente relacionado à genética e às Ciências Ômicas.

O Simpósio incluirá palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e minicursos nos quais se pretende, de acordo com os organizadores, discutir a importância da bioinformática segundo algumas perspectivas, como a introdução da disciplina no ensino dos cursos de nível médio, graduação e pós‐graduação; na formação de recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento na graduação e pós‐graduação e sua utilização como ferramenta de inclusão digital e de extensão universitária.

Além disso, discutir sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e da bioinformática no ensino presencial e/ou à distância.

Esse evento é organizado pelos Departamentos de Biofísica e Farmacologia (DBF), Microbiologia e Parasitologia (DMP), Biologia Celular e Genética (DBG) e de Bioquímica (DBQ), do Centro de Biociências (CB) da UFRN com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa (PROPESQ), de Extensão (PROEX) e da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).

O Simpósio ainda tem o patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C).

Mais informações e inscrições pelo endereço eletrônico: http://www.cb.ufrn.br/simpbioinfobr/ ou pelo e-mail: simpbioinfobr@cb.ufrn.br