Pular para o conteúdo principal

IV EPMARX: INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

CONVOCATÓRIA

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas tem a honra de convidar todos(as) interessados(as) para participar do IV Encontro de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX), que ocorrerá entre os dias 22, 23, 24 e 25 de Agosto de 2012, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro de Educação (CE), com o tema: “Revolução: Utopia ou Possibilidade Histórica”.

Esse Encontro tem como objetivo compreender a realidade no contexto atual e as possibilidades de revolução que se apresentam, refletindo e tensionando a contradição utopia ou possibilidade histórica. Para tal, esse espaço político científico, no IV encontro visa possibilitar debates sobre a temática e a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes, sob o ponto de vista crítico, tendo como eixo a perspectiva materialista histórico dialética e como corte a questão das possibilidades de revolução nos dias de hoje, entendendo que o mundo apresenta um momento histórico em ebulição a exemplo da Primavera Árabe e dos movimentos de jovens na Europa, dentre tantos outros .

O prazo para entrega de resumos expandidos dos trabalhos que serão apresentados no IV EPMARX será até o dia 31.05.12, ao enviar o trabalho o interessado deverá especificar no e-mail (no campo: Assunto) se é referente a inscrição, resumo expandido, etc. É necessário também que informe no e-mail quais os recursos didáticos que precisará na apresentação. Em breve enviaremos outra convocatória com o novo prazo para entrega dos trabalhos completos. A taxa solidária será de R$20,00 (vinte reais), não é obrigatório o pagamento para participar, a taxa servirá para custeio do evento e do certificado, portanto quem contribuir terá direito aos materiais do evento e certificado.

Os eixos para apresentação de trabalho serão:
1 – Marxismo: história, crise e revolução
2 - Revolução e transformação social
3 – Marxismo e Educação
4 - Questões do marxismo na atualidade


Para participar com a apresentação de trabalhos, o interessado deverá compor um resumo expandido, de 2 a 4 páginas (laudas), com margem de 2,5cm, e espaçamento 1,5, fonte The Times Roman tamanho 12, direcionando a um dos grupos de trabalho para o emailepmarx2012@yahoo.com.br a partir de 01 de março até o dia 20 de abril de 2012.

Os trabalhos deverão vir identificados com:
- Nome completo do autor (ou dos autores)
- Relação com a instituição
- Eixo de trabalho escolhido.
- No espaço ASSUNTO do e-mail deve ser assinalada a devida identificação: Ex: TRABALHO-EIXO1

Poderão ser enviados mais de um trabalho individual ou em grupo, mas apenas um será apresentado no evento. Os trabalhos têm por objetivo servir como instrumento de debate nos grupos de trabalho.
Os trabalhos serão apreciados pelo Comitê Científico do evento.
As inscrições serão iniciadas dia 01 de Março, com valor de R$ 20,00 (vinte reais) que deverá ser depositado na conta abaixo informada e enviado o comprovante de depósito via e-mail, ou apresentado na mesa de credenciamento junto com a ficha de inscrição até o dia 23/05/2012.

A inscrição também poderá ser realizada no local do evento, desde que haja vagas.
Caixa Econômica Federal
Agencia 1030 operação 013
Conta poupança 15551-7 João Lopes de Melo
Telefone de contato: 81 21268325 (Depto de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação - UFPE)

PROGRAMAÇÃO: de 22 a 24 de agosto de 2012.

DIA 22 – Quarta-feira
14:30 – Credenciamento
19:00 – “REVOLUÇÃO: UTOPIA OU POSSIBILIDADE HISTÓRICA?”

DIA 23 – Quinta-feira
08:30 – O BRASIL E A QUESTÃO DA REVOLUÇÃO
14:30 – Grupos de Trabalho
19:00 - OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA

DIA 24 – Sexta-feira
08:30 – REVOLUÇÃO SE APRENDE? RELAÇÕES ENTRE REVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO
15:00 – ENCONTRO DOS GRUPOS DE ESTUDOS
18:00 – Encerramento e festa

FONTE: CASS 

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

UNE lança nova carteira estudantil

Começou no último dia 27  a emissão da nova carteira nacional estudantil. A nova carteira expedida pela União Nacional dos Estudantes teve o layout nacionalmente padronizado e está de acordo com as exigências da Lei que esclarece as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos eventos relacionados, que serão realizados no Brasil. A carteira vai garantir 50% de desconto no ingresso para os jogos da Copa das Confederações que acontece agora em junho bem como para o transporte público nos municípios onde os estudantes têm benefícios assegurados. “O funcionamento da carteirinha durante este ano será uma experiência importante para a Copa do Mundo e os demais eventos esportivos que virão. As mudanças também reforçam a credibilidade da carteira como um documento de identificação dos estudantes reconhecido em todo o território nacional”, destaca o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
A nova carteira estudantil tem certificado digital e poderá ser emiti…

Xerox na UFRN

Você está indignado com o serviço de Xerox na UFRN? Não agüenta mais ficar em fila? Já precisou várias vezes de material que não teve como copiar? Quer um serviço mais barato e de qualidade? Seus problemas ainda não acabaram, mas podem acabar! O DCE/UFRN, gestão “Da luta não me retiro”, na qualidade de representante legitimado dos estudantes da UFRN, diante da grande quantidade de reclamações de diversos estudantes e Centros Acadêmicos a respeito péssima qualidade do serviço de reprografia atualmente prestado nessa Universidade - as longas filas e esperas, muitas vezes sem conseguir êxito para retirar cópia ou fazer impressão, que têm feito inclusive vários estudantes perderem aula – convoca os estudantes para discutir e pensar soluções práticas para a problemática da Xerox. A última licitação para prestação de serviço de copiadora na UFRN ocorreu em 2002 (concorrência nº 02/2002), o que significa que a empresa que atualmente está na UFRN o faz sem licitação, além de não ser de modo nen…