terça-feira, 20 de março de 2012

Segunda edição do Grandes Temas sobre o ENEM foi exibida ontem

Há duas semanas, no dia 5 de março, o assunto de debate do programa Grandes Temas da TV Universitária (TVU) foi a inclusão do Sistema de Seleção Unificada (SISU) junto ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como alternativa para o ingresso de novos estudantes na UFRN. Na noite desta segunda-feira, 19, o tema de debate se repete com outras vozes, com exibição das 20h às 21h, ao vivo.

Os integrantes do programa foram algumas das personalidades mais envolvidas com a educação e o processo seletivo de novos estudantes para a Universidade, que inclui a participação de João Emanuel Evangelista, pró-reitor de Planejamento da UFRN; Magda Melo, presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve); Isauro Beltran, Assessor da Secretaria Estadual de Educação, e Melaine Macedo, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).



O ENEM existe desde 1998 como forma de avaliação do desempenho dos estudantes de Ensino Médio no Brasil, prioritariamente aqueles de escola pública. Em 2009, o ministro da Educação, Fernando Haddad, propôs a mudança no formato das provas e a criação de um sistema que centralizasse o processo seletivo das universidades públicas do País através do SISU.

A diretora de produção do Grandes Temas, Érika Lima, explicou que a intenção deste programa é fazer uma discussão mais ampla e plural, trazendo os prós e contras desse novo sistema. “Por isso é importante a participação do público, enviando suas perguntas”, ela disse. Além de enviar perguntas, o público pode participar da enquete da noite, que será: “O que pensa o cidadão sobre a adoção do SISU pela UFRN”. Os números do programa são: 3342-2444, 3215-3248 e 3215-3267 e o e-mail para contato é: grandestemas@tvu.ufrn.br.