Pular para o conteúdo principal

Movimento Estudantil realiza 3º Congresso dos Estudantes da UFRN

Entre os dias 29 de março e 1º de abril, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realiza a terceira edição do Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CONEUF 2012).

Aberto à comunidade acadêmica, o CONEUF é um evento anual previsto pelo estatuto do DCE e se configura como o maior espaço de discussão do Movimento Estudantil dentro da Universidade.

Com o tema “O Movimento Estudantil que fazemos, queremos e que precisamos”, o evento se propõe a discutir, nesta edição, temas como organização e assistência estudantil; educação; conjuntura; direitos humanos e combate as opressões; sustentabilidade; meio ambiente e saúde; e a reestruturação do Estatuto do DCE.

Para isso, o evento trará mesas-redondas e grupos de discussão, além de plenárias nas quais os estudantes poderão elaborar e discutir propostas que guiarão o movimento estudantil nos próximos anos.

As propostas elaboradas serão votadas nas Plenárias Finais pelos delegados – estudantes eleitos por comissão estudantil, assembleia geral ou eleição direta do centro acadêmico do seu curso. A cada 50 estudantes de graduação ou pós-graduação, o curso tem direito de eleger um delegado.

De acordo com Luís Carlos Werneck, coordenador de comunicação do DCE, “a ideia é que o evento tenha, no mínimo, um representante de cada curso”. O CA ou a Comissão de Estudantes deve apresentar a ata da assembleia/eleição ao o DCE no dia do credenciamento.


Programação

29/03 - Quinta-feira
18h às 19h - Mesa de abertura com as coordenadoras gerais do DCE: Melayne Macedo, Bárbara Figueiredo e Marianna Ribeiro. Assunto: Aprovação do regimento interno
19h às 21h30 - Mesa de Conjuntura (Marcha Mundial das Mulheres, CUT - Central Única dos Trabalhadores e CONLUTAS - Central Sindical e Popular). Assunto: O papel do movimento estudantil e dos movimentos sociais diante da crise do capital
22h às 0h - Sarau Poético

30/03 - Sexta-Feira
07h às 08h - Café da Manhã
8h às 10h - Grupos de Discussão (GDs) Conjuntura
10h às 12h - Mesa de Educação com Fátima Bezerra, Amanda Gurgel, professora Regina; Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e Residência. Assunto: Educação e assistência estudantil
12h às 13h - Almoço
13h às 14h - Atividade Cultural
14h às 16h - GDs Educação
16h às 18h - Mesa de Organização Estudantil, com representantes das quatro chapas que disputaram o DCE.
18h às 19h - Jantar
19h às 21h - GDs ME

31/03 - Sábado
7h às 8h - Café da Manhã
8h às 10h - Mesa de direitos humanos e combate às opressões (Silvana Mara, Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades – GUDDES –, Comitê da Copa e Marcha Mundial das Mulheres)
10h às 12h - GDs de Opressões
12h às 13h - Almoço
13h às 14h - Atividade Cultural
14h às 16h - Mesa de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Saúde (MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, ABEF, CNS e Pegadas)
16h às 18h - GDs de Sustentabilidade
18h às 19h - Jantar
20h às 0h - Atividade Festiva

01/04 - Domingo
7h às 8h - Café da Manhã
8h às 9h - Apresentação das Teses
9h - Plenária Final I - Estatuinte
12h - Almoço
13h - Plenária Final II - Política
17h - Saída das Delegações


FONTE: Portal da UFRN

Postagens mais visitadas deste blog

Ata de Homologação de candidatura da chapa "TODA LUTA"

Edital da Eleição para o Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Diretório Central dos Estudantes da UFRN – José Silton Pinheiro Comissão Eleitoral
EDITAL
A Comissão Eleitoral, autônoma, eleita em CEB, convocado e realizado no Diretório Central dos Estudantes – (DCE UFRN), realizado no último dia quatro de abril de dois mil e dezessete, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas outorgadas em CEB, RESOLVE:
Capítulo I: Da Comissão Eleitoral, sua composição e competências
Art. 1º - Informar da sua composição eleita em CEB supracitado:
I.Rafael Leite da Silva Bune (Pedagogia); II.Gustavo Rodrigues da Costa (Gestão de Políticas Públicas); III.Paula Lays de Lima e Silva (Direito);

HOMOLOGAÇÃO CHAPAS DE DELEGADOS AO 55 CONUNE

A Comissão Eleitoral para o processo de eleição dos e das delegados/das da UFRN ao 55º CONUNE, devidamente instituída pela Coordenação desta entidade, faz saber as chapas homologadas para o processo de campanha. Sendo elas:

CHAPA 1 - "ENFRENTE"
CHAPA 2 - "OCUPAR E RECONQUISTAR A UNE"
CHAPA 3 - "VAI LUTAR OU VAI TEMER?"

     Vale salientar que devido ao grande volume de inscritos para cada chapa, esta Comissão está compilando todos os nomes homologados de cada chapa, estes serão publicizados nesta sexta-feira(26/05/2017).
     Sem mais para o momento, autorizamos o início da campanha eleitoral conforme o Edital deste processo.


COMISSÃO ELEITORAL - DCE UFRN - 55º CONUNE