terça-feira, 20 de março de 2012

Movimento Estudantil realiza 3º Congresso dos Estudantes da UFRN

Entre os dias 29 de março e 1º de abril, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realiza a terceira edição do Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CONEUF 2012).

Aberto à comunidade acadêmica, o CONEUF é um evento anual previsto pelo estatuto do DCE e se configura como o maior espaço de discussão do Movimento Estudantil dentro da Universidade.

Com o tema “O Movimento Estudantil que fazemos, queremos e que precisamos”, o evento se propõe a discutir, nesta edição, temas como organização e assistência estudantil; educação; conjuntura; direitos humanos e combate as opressões; sustentabilidade; meio ambiente e saúde; e a reestruturação do Estatuto do DCE.

Para isso, o evento trará mesas-redondas e grupos de discussão, além de plenárias nas quais os estudantes poderão elaborar e discutir propostas que guiarão o movimento estudantil nos próximos anos.

As propostas elaboradas serão votadas nas Plenárias Finais pelos delegados – estudantes eleitos por comissão estudantil, assembleia geral ou eleição direta do centro acadêmico do seu curso. A cada 50 estudantes de graduação ou pós-graduação, o curso tem direito de eleger um delegado.

De acordo com Luís Carlos Werneck, coordenador de comunicação do DCE, “a ideia é que o evento tenha, no mínimo, um representante de cada curso”. O CA ou a Comissão de Estudantes deve apresentar a ata da assembleia/eleição ao o DCE no dia do credenciamento.


Programação

29/03 - Quinta-feira
18h às 19h - Mesa de abertura com as coordenadoras gerais do DCE: Melayne Macedo, Bárbara Figueiredo e Marianna Ribeiro. Assunto: Aprovação do regimento interno
19h às 21h30 - Mesa de Conjuntura (Marcha Mundial das Mulheres, CUT - Central Única dos Trabalhadores e CONLUTAS - Central Sindical e Popular). Assunto: O papel do movimento estudantil e dos movimentos sociais diante da crise do capital
22h às 0h - Sarau Poético

30/03 - Sexta-Feira
07h às 08h - Café da Manhã
8h às 10h - Grupos de Discussão (GDs) Conjuntura
10h às 12h - Mesa de Educação com Fátima Bezerra, Amanda Gurgel, professora Regina; Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e Residência. Assunto: Educação e assistência estudantil
12h às 13h - Almoço
13h às 14h - Atividade Cultural
14h às 16h - GDs Educação
16h às 18h - Mesa de Organização Estudantil, com representantes das quatro chapas que disputaram o DCE.
18h às 19h - Jantar
19h às 21h - GDs ME

31/03 - Sábado
7h às 8h - Café da Manhã
8h às 10h - Mesa de direitos humanos e combate às opressões (Silvana Mara, Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades – GUDDES –, Comitê da Copa e Marcha Mundial das Mulheres)
10h às 12h - GDs de Opressões
12h às 13h - Almoço
13h às 14h - Atividade Cultural
14h às 16h - Mesa de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Saúde (MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, ABEF, CNS e Pegadas)
16h às 18h - GDs de Sustentabilidade
18h às 19h - Jantar
20h às 0h - Atividade Festiva

01/04 - Domingo
7h às 8h - Café da Manhã
8h às 9h - Apresentação das Teses
9h - Plenária Final I - Estatuinte
12h - Almoço
13h - Plenária Final II - Política
17h - Saída das Delegações


FONTE: Portal da UFRN